Sexta-feira, 2024-04-19, 4:25 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Setembro » 26 » DIQUE E PASSEIO PÚBLICO SÃO OPÇÕES DE LAZER MANTIDAS PELO ESTADO
10:24 AM
DIQUE E PASSEIO PÚBLICO SÃO OPÇÕES DE LAZER MANTIDAS PELO ESTADO

VEJA MAIS FOTOS

Caminhada, corrida, alongamento, remo ou o simples admirar da beleza das árvores refletida na água calma do Dique do Tororó. Situado em uma das regiões mais movimentadas de Salvador, estas são apenas algumas atividades que os frequentadores do local fazem diariamente e, nos finais de semana, ainda aproveitam a estrutura do espaço para atividades de lazer, como o pedalinho e a pescaria amadora. 

Com 110 mil metros quadrados mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), todos os dias pessoas de diferentes idades reservam parte do tempo e vão ao Dique para cuidar da saúde. Nesta sexta-feira (25), um grupo com cerca de 200 pessoas atendidas pelas Escolinhas da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), nos bairros de Pituaçu, Liberdade e Nordeste de Amaralina, realizaram uma caminhada na pista de 2,6 mil metros para saudar a primavera e chamar a atenção para o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. 

O casal formado pelos aposentados Ana Maria e Almiro Santana, 70 e 74 anos, respectivamente, chamaram a atenção pela disposição e cumplicidade. Moradores do bairro Fazenda Grande do Retiro, há quase um ano eles participam das atividades esportivas oferecidas pela Sudesb, no núcleo do bairro da Liberdade. Eles fizeram questão de acordar cedo para participar da atividade no Dique que, antes da caminhada, teve ainda distribuição de camisetas, alongamento e aquecimento. “Estou gostando muito de fazer essa atividade. Minha saúde melhorou muito”, disse Almiro.

Dona Ana Maria afirmou que atualmente tem mais disposição e vigor físico para subir nos degraus dos ônibus, por exemplo. “Eu tinha dificuldade para levantar as pernas e subir naqueles batentes altos. Agora, estou subindo tranquila. Boto a perna onde for. Estou me sentindo ótima”.

Nos núcleos, os alunos têm a possibilidade de participar sem custo de aulas de hidroginástica (Pituaçu), Natação e Hidroginástica (Nordeste de Amaralina) e Dança de Salão e Ginástica (Liberdade). Professora do Núcleo da Escolinha da Sudesb – Núcleo Liberdade, Claudia Gomes explicou que os participantes têm a partir de 36 anos. “Tenho alunas de 85 anos. Nós, da Sudesb, desenvolvemos atividades para esta clientela”.

Iniciativa da PM

Cercado de árvores nativas, o local recebe a visita frequente de aves e se tornou um dos espaços preferidos das pessoas que já estabeleceram a rotina saudável de se exercitar ao ar livre. Realizado duas vezes na semana, o Programa de Condicionamento Físico do Centro de Educação Física e Desporto da Polícia Militar da Bahia (PMBA), é uma das opções oferecidas gratuitamente no Dique. Dona Martinha de Aquino, 67, moradora do bairro Engenho Velho de Brotas, participa do programa há 16 anos. Entre os benefícios proporcionados com a atividade física regular, ela citou a estabilização do peso e a disposição física. “Os professores são bons, bem educados, preparados para aguentar a gente”, disse Martinha aos risos.

Coordenador da iniciativa, o tenente PM Miguel Ribeiro informou que o programa é realizado também no Parque Costa Azul e na Vila Militar do Bonfim. “Aqui no Dique, funciona às quartas e sextas-feiras, das 6h as 8h, com profissionais de educação física, fisioterapeuta, massoterapeuta e uma enfermeira”.

Ribeiro disse ainda que se sente realizado por poder compartilhar os conhecimentos na área de educação física. “É super gratificante. O retorno que a comunidade nos dá não tem preço. Tem caso de pessoas que estavam com depressão, problemas de saúde sérios. A gente acompanha, orienta e essas pessoas têm melhoras”. 

A coordenadora técnica da Diretoria de Administração e Finanças da Conder, Adriana Barros, explicou que, para garantir o conforto e a segurança de quem frequenta o Dique do Tororó, são realizados diariamente serviços de jardinagem, conservação, limpeza, pintura, restauração de equipamentos, bem como a segurança patrimonial. Ela informou ainda que, com a chegada do verão e a consequente diminuição das chuvas, o trabalho de manutenção é intensificado para garantir que o local permaneça à disposição dos soteropolitanos e turistas durante todo o ano. “O parque proporciona ao cidadão a prática de atividade esportiva próxima da natureza. Por isso é tão importante o trabalho da Conder na manutenção deste equipamento público”.

Passeio Público

A exemplo do Dique do Tororó, outro espaço mantido pelo Governo do Estado na capital é o Passeio Público, no bairro do Campo Grande. Com uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos, o local recebeu, nos últimos meses, obras de paisagismo, reforma do parque infantil, assentos e luminárias, além da recuperação e reconstrução de passeios, pintura dos muros e da fachada do Teatro Vila Velha, entre outros serviços de conservação. Resultado de parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da PMBA, uma câmera de videomonitoramento que capta imagens em 360° foi instalada no local. 

Sob as sombras de árvores centenárias, as esculturas, que foram recentemente restauradas, fazem do local um museu a céu aberto. Os serviços de conservação foram realizados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), e serão entregues no domingo (27), com a presença do governador Rui Costa. 

O diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, observou que esta é apenas uma das etapas dos serviços de conservação do local. “Pensando nisso aqui como um complexo, Passeio Público, Palácio da Aclamação [Teatro] Vila Velha e o Forte da Polícia Militar, queremos trazer muitas atividades culturais nos finais de semana, tem uma agenda continuada para isso. Precisávamos trazer para o Passeio Público esta sensação de um espaço de permanência. Além do resgate moderno, é um resgate da própria história de Salvador”.

Category: NOTÍCIAS | Views: 335 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa