Terça-feira, 2024-04-23, 12:29 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Fevereiro » 19 » DILMA DÁ 'AULA' A CRIANÇAS SOBRE COMO COMBATER AEDES E VÍRUS DA ZIKA
2:55 PM
DILMA DÁ 'AULA' A CRIANÇAS SOBRE COMO COMBATER AEDES E VÍRUS DA ZIKA

A presidente Dilma Rousseff deu uma "aula" nesta sexta-feira (19) de 50 minutos a estudantes de uma escola de Juazeiro (BA) para explicar a eles como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika (associado aos casos de microcefalia em bebês), da dengue e da febre chikungunya.

Nesta sexta, o governo organizou a nova etapa do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes. Além da viagem da presidente à Bahia, pelo menos 27 dos 31 ministros do governo também visitaram escolas pelo país para conscientizar as crianças sobre como deve ser feito o combate ao mosquito.

Aos alunos, ela explicou a importância da eliminação dos criadouros do inseto e a relação que ele tem com o vírus da zika e os casos de microcefalia.

Na "aula" aos estudantes do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, Dilma afirmou que dois terços dos criadouros do Aedes aegypti são registrados nas residências e, por isso, é importante que as famílias se engajem na eliminação nos focos do mosquito.

Ela também disse aos alunos que esses focos são locais onde há água parada, como pneus, garrafas e vasos de planta.

Segundo a presidente, as gestantes têm que tomar um cuidado "muito grande" com os mosquito e as crianças precisam lembrar as pessoas em suas casas que as grávidas precisam usar "roupas compridas", porque o mosquito "gosta do suor e do cheiro humano".

"Estamos pedindo, e faço um apelo a vocês para ajudar os pais e mães de vocês, que vocês, uma vez por semana, dediquem só 15 minutos e olhem todos os lugares onde o mosquito pode nascer, pode ser criado, onde ele pode crescer e picar alguém", disse a presidente.

Dilma voltou a dizer que o mosquito "não pode ser mais forte que o país inteiro", como é o lema do governo. "A certeza que temos é que ele não é mais forte que todos nós juntos. Se nos unirmos e formos atrás da casa dele, e eliminar as condições que ele tem de sobrevivência, ele não vai viver e picar nossas crianças", acrescentou.

Perguntas
Dilma também respondeu a perguntas de alguns dos estudantes. Uma aluna questionou a presidente sobre o que ela tem feito para combater o Aedes aegypti. Dilma, então, respondeu que o governo tem ido "de casa em casa", organizado palestras como a desta sexta e citou a parceria entre o Brasil e Estados Unidos para desenvolver uma vacina contra o vírus da zika.

"E o que nós precisamos mesmo é da participação da população, de cada um de vocês, dos seus pais, das suas mães, dos amigos e dos seus parentes", acrescentou.

Dilma também citou, ao responder a uma outra pergunta, uma fábrica em Juazeiro que produz mosquitos Aedes aegypti transgênicos e esterilizados. "Ou seja, esterilizando o mosquito, se ele se acasalar, não produzirá outros mosquitos".

Olimpíadas
Questionada sobre o que o governo tem feito para evitar que nas Olimpíadas haja maior proliferação do Aedes, Dilma explicou que o ciclo de reprodução do mosquito sofre "queda vertiginosa" entre junho e julho, o que diminui a capacidade do mosquito de contaminar as pessoas. Os jogos ocorrerão em agosto.

"Nós estamos dando uma atenção especial a esses locais [onde haverá provas], principalmente a cidade do Rio de Janeiro. [...] Teremos, em relação ao Rio de Janeiro, todo cuidado para que nossos visitantes, principalmente se houver mulhres grávidas, tenham consciência de que é fundamental passar repelentes e ir aos lugares com mangas compridas", disse.


Na semana passada, ao participar de ato contra o Aedes no Rio, Dilma já havia declarado que os casos de microcefalia ligados ao vírus da zika não comprometem a realização dos Jogos Olímpicos neste ano.

Fonte: G1

Category: NOTÍCIAS | Views: 287 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 8
Convidados: 8
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa