Quinta-feira, 2024-03-28, 12:01 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Outubro » 12 » DIA DAS CRIANÇAS: É VER A CADA DIA O COMPROMISSO E A AÇÃO DE TODOS
9:59 PM
DIA DAS CRIANÇAS: É VER A CADA DIA O COMPROMISSO E A AÇÃO DE TODOS


Prezados Senhores: prefeitos, vereadores e autoridades dos municípios deste imenso país chamado Brasil.  O dia 12 de outubro é considerado o Dia das Crianças e, também, o de N.Sra. Aparecida, padroeira do Brasil. As crianças e adolescentes da cidade de Vitória da Conquista-Ba que se orgulha em ser um dos maiores construtores do país, de ter um aeroporto, de atrair indústrias e tentar ser um pólo educacional querem ser ouvidas.

Aqui vieram deputados, mas não tiveram tempo de visitar a periferia, os distritos, as escolas, os postos de saúde, as delegacias, as unidades de medidas socioeducativas, semiliberdade, liberdade assistida e prestação de serviço a comunidade, os CREAS, CRAS etc. Sabe, há bairros ainda sem luz, água, asfalto (nem os corredores de ônibus). Há postos de saúde que não tem médico, medicamentos e as filas são longas para os tratamentos especializados. Isto quando se consegue!

Nós crianças e adolescentes sabemos que lazer, esporte e cultura para nós não há. Um dia descobrimos que havia um grande parque chamado de exposição, fomos visitar e quando chegamos descobrimos que tem que pagar.  Parecia pouco para uma pessoa, mas, para mãe e meus irmãos o preço ficou alto, choramos, reclamamos e conseguimos entrar. Andamos muito lá dentro tudo muito bonito, muitas luzes, musica, vi muitas crianças brincando, comendo doces, pipocas e refrigerantes. Minha mãe sabia que também queríamos, mas entendemos o seu olhar não tinha dinheiro. Combinamos, voltaríamos a pé e assim, poderíamos brincar, sentamos em um brinquedo e quando sorrimos acabou o tempo, três minutos, e lá se foi todo o dinheiro. Passamos duas horas vendo todos se divertirem e nós também só olhando e depois voltamos a pé, muitos colegas da escola fizeram o mesmo foram só para olhar.

Um dia teve um show de palhaço não tínhamos dinheiro, mas ficamos sabendo que era falsificado. Tem musica e peça no teatro, mas não era para crianças e adolescentes pobres. Adoramos futebol, mas não podemos entrar no estádio alguém tem que pagar. Queria andar de bicicleta, mas é perigoso para quem tem, além do sol e da falta de lugar apropriado.

Sabe descobri que a única festa que temos no dia da criança é na escola. Um dia perguntamos quem pagava aquela festa alguns brinquedos, o bolo o suco ou refrigerante? Mamãe dizia que era o prefeito, mas eu perguntei a minha professora que chegou em pé no ônibus com um bolo e um saco cheio de brinquedos. Perguntamos: cadê o prefeito? ela disse não virá. Descobri que as festas eram feitas e pagas pelas professoras as vezes algumas mães ajudam.

Um dia a professora perguntou na sala de aula: o que gostariam de ser quando crescer? Alguém disse policia, assim ninguém iria bater mais nele, outro disse médico, poderia ter um carrão, outro disse que ia ser padre, outro pastor pois Deus sempre dá algo para eles viverem, eu disse que ia ser professora, todo mundo riu. Como? Veja ai a "Pró", vai e volta a pé, não consegue ter roupa nova, ela disse que ama o que faz, mas não é valorizada, nas condições de trabalho, no salário e no respeito a profissão. Com tanta coisa ruim, ela trouxe o bolo, os brinquedos e as brincadeiras, um dia muito feliz, todos os anos, mas! Cadê o prefeito?

Será que o senhor prefeito anda pela cidade? Descobri há muito tempo os sinais de que algo não vai bem, crianças pedindo esmolas, brincando na rua, usando drogas, fazendo biscates, dormindo na rua e até botando fogo em espaços da polícia. Adolescentes sendo assassinados, explorados sexualmente, passando de ano na escola sem saber quase nada (é para melhorar os índices).

Neste Dia das Crianças queria um prefeito, vereadores e autoridades que se preocupassem verdadeiramente com nossas crianças e nossa cidade, que fossem além de um projeto feito há mais dez anos, queria que tivesse em todos os bairros um espaço para estudar, para brincar, para se alimentar e ser educado (tem um que fazem propaganda, tem ônibus e atende 500 crianças) e as outras milhares tem o que? Temos que valorizar onde moramos, mas como se lá não tem nada! Gostaria tanto que o DIA DAS CRIANÇAS estivesse além do alicerce de uma propaganda e de um Selo. Queria um Prefeito verdadeiramente Amigo das Crianças, pois o melhor dia é ver a cada dia o compromisso e a ação de todos.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

*Reginaldo de Souza Silva - Doutor em Educação Brasileira, Coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Email: necauesb@yahoo.com.br


Category: CURIOSIDADES | Views: 603 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa