Domingo, 2024-04-28, 9:49 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2010 » Setembro » 7 » DESFILE EM SALVADOR COMEMORA 188 ANOS DE INDEPENDÊNCIA
5:11 PM
DESFILE EM SALVADOR COMEMORA 188 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

Hasteamento da bandeira no desfile de 7 de Setembro (Foto: Paula Pitta | Ag. A Tarde)


O desfile do 7 de Setembro, que comemora a Independência do Brasil, começou por volta das 9h30, na avenida Sete de Setembro, com o hasteamento da bandeira pelo Governador do Estado, Jaques Wagner, pelo vice-prefeito, Edivaldo Brito, que representa o prefeito João Henrique, ausente devido a impossibilidades pessoais, e pelo comandante da 6ª Região Militar, general João Francisco Ferreira. Passaram pelo Corredor da Vitória, com destino à Praça Castro Alves, os ex-combatentes, integrantes da Marinha, da Base Naval de Aratu e os fuzileiros navais.

Este ano, o desfile comemora 188 anos da Independência do Brasil. A novidade é uma homenagem que será feita às mulheres policiais militares do Estado. Completando 20 anos que fazem parte da instituição, quase 100 policiais femininas participaram do cortejo. De acordo com o comando da PM, é a primeira vez que elas desfilam representando todos os segmentos da instituição, que hoje conta com cerca de quatro mil mulheres em suas diferentes áreas. Ao todo, o evento teve 1.200 pessoas compondo o desfile. 

A movimentação foi grande no local e muitos moradores do Corredor da Vitória colocaram cadeiras em frente ao prédio para acompanhar o desfile, que também contou com a participação do Colégio Militar, uma das atrações mais tradicionais. Crianças e idosos encheram a avenida, e ambulantes também marcaram presença vendendo doces e objetos para os pequenos.

Com o final do desfile em terra, na Praça Castro Alves, foi dado início ao Desfile Naval. Seis navios da Marinha saíram do Farol da Barra pouco antes das 11h e seguem até o Farol de Itapuã. Pela tarde, eles retornam até o Farol da Barra, para completar o percurso. 

O desfile oficial terminou com a Legião da Boa Vontade (LBV), por volta das 12h30. Mais cedo, a partir de 11h30, desfilaram entidades civis, como fanfarras e a maçonaria. O Grito dos Excluídos é o último a terminar na Avenida Sete de Setembro.

Grito dos Excluídos - O desfile do Grito dos Excluídos começou antes das 11h, puxado por militantes de partidos políticos como o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Atrás deles, segue o trio elétrico da Arquidiocese de Salvador, que organiza a manifestação civil.

Enquanto o Grito dos Excluídos passa pela avenida, acontece um plebiscito pela diminuição dos latifúndios no Brasil - o Plebiscito Popular Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra. Os participantes recolhem os votos das pessoas que acompanham a movimentação.

Do setor da sociedade civil, apenas dois movimentos se destacaram na concentração do Grito: o grupo de radiologistas, que reivindica a convocação de um concurso público, e a Associação Baiana de Cegos. 

Category: EVENTOS | Views: 616 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa