Terça-feira, 2021-11-30, 11:42 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia
Main » 2014 » Abril » 1 » CONVERSA COM O GOVERNADOR JAQUES WAGNER
9:57 AM
CONVERSA COM O GOVERNADOR JAQUES WAGNER

Governador defende democracia e liberdades política e de imprensa em ato que restituiu mandato a deputados cassados pela ditadura militar

A Bahia escreveu mais uma importante página da sua História com a realização da sessão especial na Assembleia Legislativa que devolveu simbolicamente o mandato aos 13 deputados estaduais baianos cassados pela ditadura militar. A avaliação é do governador Jaques Wagner, que participou da solenidade realizada na data que marca os 50 anos do golpe militar de 1964. É justamente abordando este assunto que ele abre o seu programa de rádio semanal ‘Conversa com o Governador’.

“Acho que foi um ato muito importante, pelo olhar de futuro que isso dá. Foi uma página de História. Além de devolver o mandato, o que é mais importante é dar mais uma lição de democracia para dizer: ditadura nunca mais, opressão nunca mais, cerceamento à liberdade nunca mais; aos direitos políticos e à liberdade de imprensa, nunca mais”, fala o governador a seus ouvintes com a experiência de quem conheceu de perto o terror dos chamados ‘anos de chumbo’.

Na solenidade realizada na AL-BA na manhã desta segunda-feira (31), foram devolvidos simbolicamente os mandatos aos deputados estaduais Diógenes Alves (cassado em 28/04/1964), Ênio Mendes de Carvalho (28/04/1964), Sebastião Augusto de Souza Nery (28/04/1964), Wilton Valença da Silva (19/10/1966), Hamilton Saback Cohim (13/03/1969), Luiz da Silva Sampaio (01/07/1969), Marcelo Ferreira Duarte Guimarães (13/03/1969), Osório Cardoso Villas Boas (01/07/1969), Aristeu Nogueira (19/10/1964), Luiz Leal (01/07/1969), Octávio Rolim (1964), Oldack Neves (março de 1969) e Padre Palmeira (1964).

“Considero que foi um ato nobre da Assembleia Legislativa da Bahia, com a presidência do deputado Marcelo Nilo. O deputado Marcelino Galo foi quem pensou nisso. O ato foi muito bonito. Inclusive hoje no plenário tinha muitos jovens de escolas de Salvador. É lógico que essa devolução abranda a dor de todos os familiares – porque muitos já não estão entre nós – e da própria pessoa que foi violentada por um ato ilegítimo, na medida em que o governo militar não foi um governo da democracia, não foi eleito pelo povo, foi um governo que rasgou a lei, a Constituição e cassou o presidente João Goulart, que foi eleito pela maioria do povo brasileiro”, comenta.

Jaques Wagner lembra que “faz 29 anos que retornamos à democracia, depois do movimento militar de 1964. Mas essa juventude que, felizmente, já nasceu sob a democracia, precisa saber também e se preparar, porque eles serão os futuros dirigentes da Nação. Precisam saber que essa flor da democracia é a mais importante de tudo, porque sem democracia nós não temos nada”.

Obras para a mobilidade

Em seu programa de rádio de hoje o governador fala também sobre sua agenda nas comemorações dos 465 anos de fundação de Salvador. Já está em curso um pacote significativo de intervenções na área da mobilidade urbana e que vão mudar a face do trânsito caótico em que vive a cidade.

“São obras extremamente importantes. Ao todo, juntando o metrô com o que anunciamos semana passada, vamos chegar perto de R$ 8 bilhões de investimentos em mobilidade. Vamos mudar a face do trânsito e dar muito mais tranquilidade às pessoas”, afirma.


“As duas grandes avenidas anunciadas – a Vinte e Nove de Março e a Gal Costa – são avenidas que vão sair do Subúrbio Ferroviário – uma de Lobato e outra de Paripe – e vão chegar na orla atlântica de Salvador. Nós estamos, na verdade, ligando todas as praias internas de baía, que temos lá na [Avenida] Suburbana, com todas as praias do oceano que temos na orla atlântica. Então, são obras fundamentais”.

“O metrô está aí, em 11 de junho começa a rodar. As novas avenidas são três anos até a entrega total, mas aos poucos a gente vai entregando trechos delas e, sem dúvida nenhuma, vai mudar completamente a face e melhorar a vida das pessoas, principalmente do Subúrbio Ferroviário, que é uma grande concentração populacional, e que vai ganhar uma interligação com o metrô e essas duas avenidas”.

Parques São Bartolomeu e de Pituaçu

O governador fala ainda sobre a recuperação dos parques de São Bartolomeu e de Pituaçu: “São R$ 14 milhões em obras, entre cercas, muros, acessibilidade interna, requalificação de vários itens, das quadras poliesportivas, iluminação, itens de segurança... Outro parque que estamos recuperando é o de São Bartolomeu, lá no Subúrbio Ferroviário – é uma obra gigantesca, é a maior reserva de mata atlântica urbana da Bahia. A gente vai tentar também juntar com uma área da Embasa. Então teremos ali no São Bartolomeu mais de 200 hectares de Mata Atlântica preservados para desfruto dos baianos”.

“Tenho certeza que daqui a 13, 14 meses, quando terminam essas obras, a gente vai poder desfrutar de um novo Parque de Pituaçu. O Parque de São Bartolomeu, que fica pronto antes -acredito que a gente pode entregar agora em junho, julho - está belíssimo, com área inclusive para guias, que vão mostrar que o local também é santuário para as religiões de matriz africana. Então, não tenho dúvida que são dois grandes parques que a gente está devolvendo à população, requalificados, contribuindo para a preservação do meio ambiente”.

Ceasinha do Rio Vermelho

Outro assunto abordado pelo governador é a revitalização da Ceasinha do Rio Vermelho. “É outro presente para Salvador nos seus 465 anos. O mercado está voltando para as mãos dos permissionários – mais 15 ou 20 dias, no máximo, todo mundo já estará instalado. E a Ceasinha do Rio Vermelho, que é tão querida por todos, está muito bonita, ampliada, com novas lojas... Sem dúvida nenhuma, vai dar orgulho a todo povo de Salvador”.

“A gente está fazendo a mesma requalificação na Feira de São Joaquim. Está um pouco atrasada, mas acredito também que em julho a gente entrega já a primeira etapa. Então, são várias obras que nós fizemos – desde a Via Expressa, os viadutos na região do Aeroporto – eu diria que é um conjunto de obras que muda a face de Salvador, principalmente para garantir maior fluidez no tráfego”.

Finalizando o programa Jaques Wagner informa aos ouvintes que estará de férias por uma semana. “Mais uma vez agradeço a todos vocês que nos acompanham e desejo uma boa semana a todos, de muita paz, muita saúde. Vou tirar uma semaninha de descanso e na semana que vem a gente estará, de novo, conversando com vocês”.

Edmundo Filho

Coord Rádio Agecom

Category: NOTÍCIAS | Views: 410 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa