Sábado, 2024-04-20, 1:29 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Janeiro » 20 » CONTENÇÃO DE ENCOSTAS BENEFICIA 200 FAMÍLIAS EM CANABRAVA
9:20 AM
CONTENÇÃO DE ENCOSTAS BENEFICIA 200 FAMÍLIAS EM CANABRAVA
Duzentas e quatro famílias moradoras do bairro de Canabrava, em Salvador, já podem dormir aliviadas em dias de chuva forte. Nesta terça-feira (19), o governador Rui Costa entregou obras de contenção de encostas realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), na Travessa Padre Hugo. A obra faz parte do Programa de Contenção de Encostas de Salvador, e contou com um investimento de R$ 2,5 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Após três meses de intervenções na região, foram recuperados 287 metros de encostas, com drenagem, valetas, canaletas, plantio de grama, utilizando técnica de solo grampeado. Durante o evento, Rui falou sobre a importância desta ação. "É desesperador ter que se preocupar toda vez que começa a chover. Por isso uma das nossas prioridades é garantir que todos tenham uma moradia digna. Essa obra faz parte da primeira etapa de contenções. Em breve começaremos as intervenções da segunda parte, das famílias que foram afetadas pelas chuvas no ano passado. A ideia é avançar e melhorar a vida das pessoas simples e que mais precisam”.

Acompanhado de autoridades e recepcionado pela banda de samba de roda, Bicho da Cana, do próprio bairro, o governador conversou com moradores, falou sobre o tempo em que morou na Liberdade e do quanto a família sofreu por causa das chuvas. Rui aproveitou a ocasião para anunciar que as obras na Travessa Padre Hugo irão continuar, com a recuperação de mais 100 metros de encosta, além da extensão de cerca de 300 metros que foi entregue nesta terça. 

Uma das beneficiadas, a moradora Evelyn Nunes, que já assistiu os fundos da casa onde mora com o filho desabar, está aliviada com a recuperação do local. Para ela, as intervenções valorizam o imóvel e garantem a permanência da família no bairro. "Toda vez que chovia, passava noites sem dormir, preocupada com a casa, esperando o pior, até que há seis anos aconteceu. Estava em casa quando a vizinha me chamou porque viu minha parede rachando. Só deu tempo de sair correndo de minha casa e ir para a dela. Parte dos fundos desabou. Mas agora minha história vai ser diferente. Construí tudo de novo com muito esforço e eu e o meu filho estamos seguros".

A obra também garantiu mais tranquilidade para o vendedor autônomo, Jorge Sena, que mora na beira de um dos barrancos recuperados, com a mulher e três netos pequenos. "Toda vez que chovia eu perdia um dia de trabalho para tirar o barro de dentro de casa, que ficava muito suja. No fundo da casa era muito mato, bananeira, plantas. Hoje eu olho e está bonito, com grama, tudo o mais", comemorou o vendedor.

Ainda durante o evento de entrega em Canabrava, Rui afirmou que vai avaliar as condições de escolas na localidade e a possibilidade de construção de uma creche para as crianças da região. A garotada do bairro está sendo cadastrada para realizar o sonho de conhecer a Arena Fonte Nova. 

Contenção de encostas na capital

O Programa de Contenção de Encostas de Salvador vai recuperar 106 regiões diferentes da cidade, consideradas de risco alto e muito alto de desabamento e deslizamentos de terra. As áreas contempladas foram divididas em quatro grupos. A entrega desta terça-feira é a 13ª obra desse tipo entregue na capital baiana e faz parte das 18 encostas do Grupo 1. 

Além das encostas na capital, o governo federal já aprovou a construção de contenção em três encostas no município de Candeias.



Repórter: Anna Larissa Falcão

Category: NOTÍCIAS | Views: 352 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 43
Convidados: 43
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa