Sexta-feira, 2024-04-19, 5:58 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Fevereiro » 25 » CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA GERA ASSINATURA DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS
3:37 PM
CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA GERA ASSINATURA DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS


Foi assinado nesta segunda-feira (25), na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), um acordo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios de Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe, envolvidos nas obras da ponte Salvador-Itaparica.

O objetivo é facilitar a colaboração durante os estudos que pretendem elaborar o plano de desenvolvimento socioeconômico da ponte, que integra o Sistema Viário Oeste. De acordo com o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, os estudos compreendem modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de engenharia e análise de impactos ambientais e culturais.

"Existirão novas atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de empresas para a região, geração de empregos. Por isso vamos promover a análise de impactos ambientais, de desapropriação, entre outros”, disse Gabrielli. A partir do resultado dos estudos, pode haver adequações nos planos diretores municipais e reestruturação da mobilidade urbana nos municípios envolvidos.

Para o prefeito de Itaparica, Raimundo Nonato, o projeto vai garantir o maior desenvolvimento da região. "Este é um projeto ousado. Sabemos que as cidades poderão sofrer alguns impactos negativos, mas principalmente positivos. Precisamos buscar o desenvolvimento econômico e social e esta é uma oportunidade grandiosa”.

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), encerrado em 2011, definiu uma proposta conceitual para a ponte, no que se refere aos aspectos paisagísticos, traçado, aproveitamento viário, entre outros itens. 

Segundo Gabrielli, o PMI apontou um investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões, englobando a construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura. "Esse valor pode ser alterado, e a partir das analises poderemos reduzir os custos”.

A ponte terá aproximadamente 12 quilômetros e vai reduzir a distância de 24 municípios para Salvador. Santo Antônio de Jesus, por exemplo, terá a distância reduzida em mais de 40%.

"Nos debruçamos nesse projeto há dois anos e precisamos desse tempo para que fossem feitas todas as avaliações. Agora estamos na última fase preparatória, fundamental para as gestões municipais envolvidas e para a população. Creio que assim poderemos superar as dificuldades e esclarecer algumas preocupações”, disse o governador Jaques Wagner.

 

Edital para concessão será lançado em 2014

 

Wagner informou que em 2014 será lançado o edital para concessão da ponte. "Acredito que em 2014, ainda nesse governo, eu possa assinar a ordem de serviço das obras, que vão apresentar uma valorização tanto para Salvador, quanto para os outros municípios envolvidos. Depois da ordem de serviço, deve haver mais 36 ou 40 meses de obras. Então, a ponte deve ficar pronta em 2017, 2018”.

Ele citou a ponte Rio-Niterói, construída há 40 anos, como exemplo. "Assim como a ponte do Rio de Janeiro, que parecia maior que a necessidade, quando foi planejada, e hoje é um vetor carregado, precisamos pensar em obras estruturantes de longa duração com a ponte Salvador-Itaparica”.

Para o prefeito de Salvador, ACM Neto, não há dúvida do desenvolvimento econômico que será gerado com a ponte. "Esse projeto é importante não apenas para a capital, para o recôncavo, como também para uma maior valorização das ilhas, além de um aproveitamento do potencial da Baía de Todos-os-Santos. Haverá uma grande valorização imobiliária do Comércio, da Cidade Baixa, de toda a península itapagipana, do subúrbio ferroviário. Claro que haverá um impacto no trânsito da capital, que vai ganhar mais uma porta de entrada e saída de veículos, e vamos analisar essas mudanças e viabilizar a organização dessa estrutura”.

Category: NOTÍCIAS | Views: 459 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa