Quinta-feira, 2024-04-25, 3:45 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Setembro » 13 » CONSTATADO UM CASO DE SCRAPIE NA BAHIA
6:27 PM
CONSTATADO UM CASO DE SCRAPIE NA BAHIA


A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) confirmou um caso de paraplexia enzoótica dos ovinos e caprinos (scrapie) no estado. Os sintomas da doença foram identificados em um ovino da raça dorpper, em uma propriedade localizada no município de Feira de Santana. Após exames laboratoriais que confirmaram o diagnóstico, o animal morreu. A scrapie ataca o sistema nervoso central desses animais, levando-os invariavelmente à morte.

O caso registrado na Bahia acometeu o ovino adquirido de uma fazenda que já tinha ocorrido casos de scrapie e estava em fase final de saneamento. "O fato de ter sido um macho não ofereceu maiores riscos para a ovino-caprinocultura estadual, porque a transmissão desta enfermidade ocorre principalmente através da ingestão de restos da placenta de fêmeas contaminadas ou do pasto infectado com esses restos placentários”, disse o coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder.

Scrapie é uma doença causada por um príon (proteína infectante) que ataca o sistema nervoso central em caprinos e ovinos. No Brasil a doença foi registrada pela primeira vez em 1985, no Rio Grande do Sul, e até o momento mais quatro estados constataram casos da doença – Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Os principais sintomas são perda de apetite e de coordenação motora, prurido (coceira) e movimentos repetitivos. A equipe da Adab isolou imediatamente o animal doente ao ser notificada pelo médico veterinário responsável pela fazenda sobre a ocorrência de foco da scrapie.

"A Adab vem trabalhando em conjunto com os criadores na prevenção da scrapie para manter a Bahia no primeiro lugar no ranking nacional na produção de caprinos e o segundo rebanho de ovinos”, disse o diretor de defesa sanitária animal da agência, Rui Leal.

A doença é considerada de notificação obrigatória e suas ocorrências ou suspeições devem ser imediatamente informadas às autoridades de defesa sanitária animal no estado.

Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 636 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 11
Convidados: 11
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa