Quinta-feira, 2024-04-18, 6:41 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Outubro » 16 » CONJUNTO PENAL AMPLIA NÚMERO DE CELAS EM FEIRA DE SANTANA
4:04 PM
CONJUNTO PENAL AMPLIA NÚMERO DE CELAS EM FEIRA DE SANTANA

Foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (16) mais dezesseis celas na área do Conjunto Penal de Feira de Santana. Com a inauguração do mini-presídio, sobe para 1.320 o número de vagas no local. Também foi entregue um novo refeitório para os detentos fora da área interna de segurança.

Presente na solenidade, o secretário de Administração Penitenciária da Bahia, Nestor Duarte, informou que a ampliação do presídio regional já está em sua fase final. Segundo ele, falta ainda construir as guaritas externas e um alambrado para garantir mais segurança. Ele anunciou ainda a construção de mais duas unidades para Feira de Santana e outras cidades da Bahia, com recursos vindos do Governo Federal e contrapartidas do Governo do Estado.

“Já fizemos 98% do que pretendíamos e estamos buscando recursos junto ao governo federal para fazermos mais duas unidades ao lado, uma masculina e uma feminina, com 299 vagas cada. Esse recurso está em estudo na Caixa Econômica Federal, e nós devemos ser autorizados pelo Depen – Departamento Penal Nacional- para fazer a licitação dessas duas unidades aqui em Feira de Santana, duas em Itabuna, e mais Luís Eduardo Magalhães e Lauro de Freitas”, informou o secretário.

Ainda de acordo com Nestor Duarte, o governo está fazendo a licitação para implantação do sistema de videomonitoramento. Quanto aos detectores de metais, ele informou que já foram comprados e estão em uso. Sobre a entrada de armas e drogas nos presídios, o secretário classificou essas ocorrências como uma luta histórica do bem contra o mal.

“A verdade é que muitas vezes se consegue botar para dentro drogas, armas, mas nós estamos, via de regra, fazendo os chamados ‘baculejos’, que são vistorias que se fazem com apoio da PM e dos servidores, e praticamente toda vez que fazemos isso, se encontra alguma coisa”, argumentou.

O deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, informou que o governo do estado investiu aproximadamente 10 milhões de reais na reforma do presídio. Ele destacou a importância não só da ampliação do número de vagas, mas também a qualificação do sistema prisional de Feira de Santana.

“Vamos investir mais em tecnologia e trabalharemos para que o presídio tenha um controle maior, e ampliar de forma mais rigorosa a revisão de todas as pessoas que entram no presídio”, ressaltou.

O diretor do Conjunto Penal, Clériston Leite, afirmou que a falta de vagas é uma realidade dos presídios de todo o país, e que com essa ampliação do Conjunto Penal e a entrega do mini-presídio a superpopulação carcerária de Feira de Santana e região irá melhorar. Outro grande benefício da reforma, segundo ele, foi a retirada da cozinha da área interna de segurança.

“O mini-presídio tem um padrão diferenciado, que foi construído em cerca de dois meses, em uma estrutura que já vem pré-moldada e com uma segurança bem maior, onde ficarão cerca de 104 detentos”, acrescentou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Category: NOTÍCIAS | Views: 400 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 12
Convidados: 12
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa