Terça-feira, 2024-03-19, 0:38 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Abril » 11 » CONFIRA ALGUNS NOMES ESQUISITOS
10:46 AM
CONFIRA ALGUNS NOMES ESQUISITOS

A quantidade e diversificação de nomes esdrúxulos dados aos nossos brasileirinhos nessa terra de meu Deus  é  algo de fazer arrepiar e levantar a indignação de  qualquer pessoa de bom senso.

Em meio a toda essa abundância de criatividade que surge  na hora de dar nome aos pequenos herdeiros, os pais se empolgam tanto que acabam esquecendo  que são  os filhos que carregarão  os "belos" nomes na carteira de identidade e também  os constrangimentos por toda a vida. Porém, para tranquilidade e felicidade geral dos insatisfeitos, especialistas no assunto orientam como e em quais circunstâncias as pessoas podem mudar o prenome. 
Aéreo, Aerolin (nomes de remédio)  estes são alguns dos apelidos mais delicados que o comerciante Areolino Augusto Junior de Araújo recebeu dos  colegas de trabalho e  de escola durante muito tempo. Junior, como gosta de ser chamado, conta que o segredo para lidar com a situação é levar tudo no bom humor.

"Herdei o Areolino do meu pai, e mesmo não gostando muito da escolha, resolvi enfrentar as gozações e  os apelidos com muito bom humor, mas confesso que mesmo tendo orgulho do meu pai, ainda prefiro ser chamado de Junior”, declarou.

Se para o comerciante, o nome Areolino é um tanto  diferente é porque com certeza ele ainda não viu a lista dos nomes de pessoas que tiveram  seu nomes alterados pela justiça brasileira listados pela  advogada especialista na área de família e sucessão  Bernadete Cunha. São eles: Vitória Carne e Osso, Rolando Pela Escada  Abaixo, Antônio Manso Pacifico de Oliveira Sossegado, Sebastião Salgado Doce, Severino Oitenta e Cinco, João Cara de José, Um Dois Três de Oliveira e Quatro e Sete de Janeiro de Ubaldo. 
 
De acordo com especialista, desde  1970  a mudança do prenome e sobrenome  sempre foram e ainda continuam sendo imutáveis, mas em  casos como os  citados acima, onde o individuo é exposto ao ridículo a lei possibilita que seja feita  a retificação do prenome. Ainda segundo a advogada, a idade para solicitar  a mudança  é a partir dos 18, além disso, a justiça  oferece mais  um ano de tolerância para solicitação da retificação.

Para isso, é necessário buscar auxílio  de um advogado para requerer a retificação junto ao Juiz de Registro Civil  Publico . " A lei sempre determinou que o prenome fosse definitivo. No entanto, existem circunstâncias as quais as pessoas são totalmente expostas ao ridículo. Nestes casos a lei abre uma ressalva para salvaguardar estas pessoas” justifica a advogada .
 
Em casos de adoções, os pais podem também solicitar a mudança de nome da criança seguindo os mesmos procedimentos citados. "O próprio Código Civil e o Estatuto da Criança  diz que pode haver mudanças no prenome caso os pais julguem que o nome atual poderá expor a criança futuramente ao ridículo", afirma a advogada.
 
Segundo a oficial titular do Registro Civil da Sé do Fórum Rui Barbosa Jandira Bomfim, o critério adotado quando um pai chega ao cartório solicitando um nome na certidão de nascimento que pode colocar a criança em situação de constrangimento é exigido que junto com o nome venha também o significado dele, caso os pais se neguem a trazer, o caso é encaminhado para o juiz do Registro Civil Público. 

Category: NOTÍCIAS | Views: 781 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 8
Convidados: 8
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa