Sábado, 2024-04-20, 11:11 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Julho » 19 » CONCURSO PREMIARA MELHOR GUARANA DA BAHIA
11:41 PM
CONCURSO PREMIARA MELHOR GUARANA DA BAHIA


Maior produtor de guaraná do país, a Bahia terá, a exemplo do que já acontece com o café, um concurso, em 2012, para escolher o melhor guaraná do estado. O lançamento será no município de Taperoá, durante a ExpoInter Guaraná 2011, evento previsto para o período de 18 a 20 de novembro deste ano. O objetivo é elevar a qualidade do guaraná, estimulando os agricultores a aperfeiçoar os métodos de produção, como explica o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

 

Segundo o secretário da Agricultura de Taperoá,  Gerval Teófilo, o guaraná do seu município "tem tudo para se tornar um dos melhores do mundo. Enfrentamos dificuldades para beneficiar o produto, mas estamos buscando alternativas para definir um padrão de beneficiamento e aumentar a sua qualidade”.

 

A ExpoInter Guaraná acontece no período em que se inicia a safra do guaraná na região e coincide com os festejos em comemoração ao aniversário de 450 anos de Taperoá. Além dos festejos haverá também um Dia do Campo do Guaraná, viabilizando treinamento para os produtores para mostrar as modernas técnicas de cultivo e de beneficiamento do guaraná.

 

O treinamento e capacitação serão ministrados por especialistas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícol (EBDA), e da Ceplac, que vão preparar um grupo de técnicos da região para que atuem como multiplicadores na cadeia produtiva. Para se conhecer a situação real dos 12 municípios do Território do Baixo Sul que produzem guaraná, a Câmara Setorial do Guaraná solicitou à Secretaria da Agricultura (Seagri) que a região seja georreferenciada, levantamento que poderá ser feito pela EBDA, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, (Adab).

 

Produção - O Brasil é o único produtor comercial de guaraná do mundo. A Bahia teve 6.659 hectares plantados para a safra 2010/2011, e deve chegar a 6.661 hectares em 201/2012, com produção de aproximadamente 2.265 toneladas, segundo o IBGE. No ranking nacional, a Bahia ocupa a primeira posição, ficando à frente do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre.

 

O guaraná é cultivado principalmente na região da Costa do Dendê, no baixo sul do estado, com destaque para o município de Taperoá, onde o cultivo é feito numa área superior a 6 mil hectares, empregando mais de 3,5 mil produtores familiares, distribuídos em mais de 2,5 mil pequenas propriedades rurais. A produção média de três mil toneladas de grãos por ano. Além de Taperoá, os municípios de Ituberá, Camamu, Valença, Nilo Peçanha e Una também são fortes produtores.

Category: EVENTOS | Views: 635 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa