Quinta-feira, 2024-04-25, 6:50 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2010 » Novembro » 19 » COMO CUIDAR DO CORPO NA MENOPAUSA
11:37 PM
COMO CUIDAR DO CORPO NA MENOPAUSA

Eva Silva sente-se bem e repõe hormônios há seis anosA queda da produção dos hormônios femininos – estrógeno e progesterona –, entre os 45 e 50 anos, indica que a mulher está chegando à  menopausa. Com o fim da vida fértil, podem surgir mudanças bruscas de humor, irritabilidade, aumento de peso e ondas de calor. No entanto, com uma dieta apropriada e tratamento desde cedo, é possível passar pela fase sem sofrer, explicam especialistas.

Quando a artista plástica Eva Silva chegou aos 46 anos,  passou a sentir calor e frio, repentinamente. Ao mesmo tempo, algumas alterações no humor apareceram. Aos 47, ela já não menstruava, foi então que Eva procurou ajuda médica. Hoje, com 53, ela lembra da fase da vida considerada "a mais chata de todas. Procurei logo pela terapia de reposição hormonal (TRH)”.

Eva recorreu à TRH, que consiste na reposição dos hormônios artificialmente. Há seis anos, todos os dias, na hora de dormir, ela toma o medicamento e suplemento à base de cálcio, o que ajuda a conter os sintomas. "Não sinto mais nada. Nem parece”, comemora.

O ginecologista José Carlos Gaspar pontua que os hábitos saudáveis não retardam a chegada da menopausa, mas ajudam a mulher a ter uma vida mais agradável neste período.

O médico explica, ainda, que as pacientes que fazem o uso da TRP têm obtido boas respostas, mas é importante que o tratamento seja feito de forma criteriosa, sob a recomendação do médico. "Nada de recorrer à vizinha. A TRP feita de forma errada pode causar diversos problemas para a saúde, inclusive para os ovários. Existe, ainda, a possibilidade de ser um fator que pode colaborar para a incidência de um câncer de mama”, adverte.

Obesidade -  Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (USP) revelou que 68% das mulheres – foram observadas seis mil mulheres durante 11 anos – apresentaram ganho de peso durante a menopausa, com aumento do tecido adiposo, algumas, inclusive, ficaram obesas.

A nutricionista e professora da Universidade Salvador (Unifacs) Márcia Magalhães explica que os cuidados da mulher com a menopausa devem começar na infância. "Pensar numa alimentação já voltada para o futuro pode prevenir diversas doenças. Folhas, verduras, frutas e  uma colher de linhaça nas refeições podem contribuir para amenizar os efeitos da perda dos hormônios”, orienta. Ela ensina uma receita feita à base de vegetais. "Sempre recomendo o suco de couve”.

Receita para aliviar sintomas

Ingredientes: dois limões, uma folha de couve sem o talo e  300 ml de água. Retire o suco dos limões,  corte a couve, coloque a água no liquidificador e bata tudo. Está pronto é só beber.

Category: CIÊNCIA | Views: 883 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 14
Convidados: 14
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa