Quinta-feira, 2024-04-25, 3:53 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Março » 18 » COMISSÃO APROVA FIM DA REELEIÇÃO E MANDATO DE 5 ANOS
5:41 PM
COMISSÃO APROVA FIM DA REELEIÇÃO E MANDATO DE 5 ANOS


A comissão especial da reforma política no Senado aprovou na última quinta-feira (17) o fim da reeleição no país e fixação do mandatos no Poder Executivo para cinco anos. A determinação vale para presidente da República, governadores e prefeitos.

Se a decisão da Comissão de Reforma Política do Senado também for aprovada pelo Congresso, a regra passa a valer para os candidatos eleitos em 2014. Neste caso, na hipótese de reeleição da presidente Dilma Rousseff, ela seria favorecida com um mandato de nove anos, já que o segundo teria a duração de cinco anos.

O presidente da comissão, Francisco Dornelles (PP-RJ), e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foram os únicos a defender o modelo atual, em que os governantes se elegem para exercer um mandato de quatro anos, com direito à reeleição. Outra determinação da Comissão foi pela manutenção do voto obrigatório, já que uma parte da comissão era favorável ao voto facultativo. 

No entanto, na reunião destacado que o modelo atual consiste numa "obrigatoriedade flexível", já que a lei eleitoral prevê sanções brandas ao eleitor que faltar ao pleito, como multas estimadas em R$ 3,50. Na próxima reunião, os senadores vão analisar as propostas de implantação do voto distrital e do voto majoritário para deputados federais, estaduais e vereadores. A comissão apresentará o relatório final no dia 5 de abril.

Category: NOTÍCIAS | Views: 511 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa