Sexta-feira, 2022-08-19, 8:47 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Junho » 26 » COMEÇAM PREPARATIVOS PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA
12:17 PM
COMEÇAM PREPARATIVOS PARA AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA

Em todo o Brasil acontecem, este ano, conferências de cultura, que culminarão na terceira nacional. Na Bahia, será realizada a quinta estadual, antecedida por etapas municipais, territoriais e setoriais. A mobilização de gestores públicos e da comunidade cultural já começou, buscando garantir uma participação efetiva e qualificada nestes espaços de discussão e formulação de políticas públicas.

A Secretaria de Cultura (Secult) iniciou o trabalho de convocação e apoio para as cidades da Bahia cumprir a primeira etapa, com a realização das conferências municipais até o dia 30 de julho.

O órgão auxilia na sugestão de metodologia, por meio da distribuição de um material de apoio composto pela cartilha ‘Como realizar a Conferência Municipal de Cultura’, formulários e cartazes. Os documentos estão disponíveis no site  http://culturabahia.com/conferencia-arquivos/.

A conferência é uma das instâncias de consulta, participação e controle social da política cultural  do estado, como prevê a Lei Orgânica da Cultura (12.365/2011), que institui o Sistema Estadual de Cultura da Bahia. É por intermédio dela que os municípios aprimoram sua atuação na política pública para a cultura e busca garantir esses direitos aos seus cidadãos.

Mais informações sobre como realizar a conferência no município podem ser obtidas em contato com o representante territorial (http://www.cultura.ba.gov.br/a-secretaria/representacoes-territoriais/), e-mail conferenciamunicipal@cultura.ba.gov.br ou pelo telefone da Diretoria de Territorialização da Cultura/Sudecult  (71)3103-3458.

 

Estadual - A quinta Conferência de Cultura da Bahia acontecerá em Alagoinhas, no período de 26 a 29 de setembro, e terá como tema ‘Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura’. Configura-se como o encontro final das propostas criadas a partir dos debates ocorridos nas conferências municipaisterritoriais e setoriais, que são as etapas que antecedem à estadual.

Em 2013, a conferência estadual terá um caráter devolutivo, em que serão apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pela Secult, a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.

Esse roteiro de debates, construção de propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do estado sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais.

Na conferência estadual, serão eleitas três propostas de projetos estaduais por grupo temático, que irão compor o Plano Estadual de Cultura. Mais informações pelo site http://culturabahia.com/.

Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 588 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa