Quinta-feira, 2024-04-25, 9:26 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 30 » CINEFUTURO PROMOVE DEBATE E MOSTRAS COM APOIO DO FUNDO DE CULTURA
11:28 AM
CINEFUTURO PROMOVE DEBATE E MOSTRAS COM APOIO DO FUNDO DE CULTURA
A 9ª edição do Festival Cinefuturo - Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual promove, neste sábado (30) e domingo (31), debate sobre audiovisual e mostras de filmes no Teatro Castro Alves (TCA) e na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador. Fazem parte da programação um diálogo acerca de políticas públicas para o setor, além da exibição de mais de 20 filmes, entre curtas-metragens estrangeiros e brasileiros, produções internacionais e uma mostra competitiva de curtas nacionais.
 
No sábado (30), na sala principal do TCA, serão exibidos, a partir das 14h, curtas premiados pela European Film Academy (EFA), três produções da Mostra Internacional, além de duas produções que participam da Mostra Competitiva de Curtas. Os ingressos são distribuídos até as 20h30, horário de início da última exibição. Já na Sala Walter da Silveira continua a Retrospectiva Fellini, com a exibição dos filmes ‘Ensaio de Orquestra’, ‘Cidade das Mulheres’ e ‘E La Nave va’, com sessões às 14h, 16h, e 18h, respectivamente. 
 
No domingo (31), além das exibições cinematográficas, o Cinefuturo promove a cerimônia de encerramento com a premiação e projeção dos curtas-metragens vencedores na mostra competitiva, às 20h, no TCA. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Cinefuturo.
 
Fundo de Cultura 
 
Apoiado com recursos do Fundo de Cultura, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz), o evento recebeu recursos para a realização depois de ser selecionado em processo seletivo e participar de chamadas públicas. Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões, o fundo, que faz 10 anos em 2015, contempla projetos de todas as áreas de produção, como teatro, dança, culturas digitais, culturas identitárias e outros setores. 
 
“O Fundo de Cultura e o Fazcultura, juntos, são mecanismos extremamente democráticos de fomento dentro da Política Estadual de Cultura na Bahia e conseguem atingir desde o menor produtor até o empreendedor cultural de grandes e caros projetos. Isso porque a seleção dessas produções é muito transparente, atende a critérios específicos e não há espaço para qualquer tipo de direcionamento ou favorecimento”, explica o superintendente. 
 
Para o cineasta baiano e diretor-geral do Cinefuturo, Walter Lima, sem instrumentos como o Fundo de Cultura, o festival e outros eventos conhecidos do calendário de Salvador não se realizariam. “Essa é uma ferramenta muito importante para a produção cultural no estado, mas é também um desafio para  política estadual que avancemos cada vez mais nesse sentido, no intuito de incentivar que esses eventos e outros produtos cresçam”. 

Este ano, o evento, que começou na última terça (26), homenageia o cineasta italiano Frederico Fellini. Mesas-redondas e diálogos sobre cinema argentino contemporâneo, cinema novo, ativismo e a relação da sétima arte com a pintura já foram realizados. A programação ainda incluiu exibição de videoartes, performances de artistas e a Mostra Shakespeare, com longas adaptados de obras do poeta inglês, na Fundação João Fernandes da Cunha, no Largo do Campo Grande. 
Fonte: SecomBA
Category: NOTÍCIAS | Views: 254 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa