Quinta-feira, 2024-04-25, 8:04 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Calendario
«  Julho 2010  »
STQQSSD
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
Metereologia

Main » 2010 » Julho » 31 » CHORAR FAZ BEM
4:37 PM
CHORAR FAZ BEM

Uma mulher chora no banheiro, enquanto sua amiga lhe dá tapinhas nas costas e diz "chorar não vai adiantar nada”. A cena descrita é bem mais comum do que se imagina. Mas, afinal, chorar adianta?

Para o psicólogo israelense Orson Hasson, da Universidade de Tel Aviv, o choro é usado para ganhar a piedade de inimigos, a empatia e a intimidade de amigos. Luciana Rizo, da Psicoclínica Cognitiva do Rio de Janeiro, explica que o choro "pode acontecer para a liberação de uma forte emoção” – por isso, não pode ser reprimido. O professor Roger Baker, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, definiu, em entrevista ao Daily Mail, que chorar é "transformar o sentimento estressante em algo tangível, e esse processo em si já ajuda a diminuir o trauma”.

Além de trazer um alívio psicológico, a lágrima emocional tem doses baixas de hormônios que acalmam a pessoa que chora. O neurocientista Willian Frey, da Universidade de Minnessota, liderou uma pesquisa sobre o funcionamento do cérebro durante o choro. O estudo concluiu que o cérebro libera uma substância (leucina-encefalina) que anestesia e relaxa durante um período bem pequeno de tempo.

Mesmo com todos esses benefícios, é necessário ter limites. "O choro cumpre um papel de colaborador no alívio de tensão de uma forte emoção. Agora, em casos onde o choro funciona para ruminação da tristeza, ele acaba fazendo mal ao indivíduo”, distingue Rizo.

Engole esse choro!

Outra questão importante quando se fala em choro é sobre as crianças. Tânia Zagury, educadora e autora do livro "Educar sem Culpa” (Editora Record), diz que, como ainda não conseguem explicar o que lhe desagradam, crianças de até quatro anos se expressam chorando. "Mesmo as crianças que falam ainda não têm um domínio substancial das suas emoções, por isso choram”, completa.

Antes de repreender, portanto, os pais precisam analisar as condições da criança – será que ela está com muito frio ou calor? Ou alguma roupa a incomoda? "Os pais mais atentos sabem perfeitamente distinguir um choro de tristeza e um choro de dor, e também de uma manha”, afirma a educadora, que defende a repreensão somente quando a criança chora para fazer chantagem ou manipular os pais.

Category: NOTÍCIAS | Views: 768 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa