Sexta-feira, 2024-04-19, 5:20 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2018 » Março » 7 » CHEGOU A HORA DO TCC: PROFESSORA DÁ DICAS DE COMO LIDAR COM O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
8:26 AM
CHEGOU A HORA DO TCC: PROFESSORA DÁ DICAS DE COMO LIDAR COM O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


Há quem diga que os melhores anos da vida são vividos na faculdade. Até a chegada do TCC. Para muitos, o semestre do Trabalho de Conclusão de Curso é o momento mais temido. Acompanhado pelas dúvidas, o medo e a insegurança, o TCC pede (quase implorando, na verdade) ao aluno muita paciência no último ano de graduação.

Observando essa dificuldade, alguns professores dedicam-se, exclusivamente, a orientar os estudantes nesse momento. É o caso da professora Ana Altina Pereira Cambuí, mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Em 2006, enquanto lecionava no curso de Pedagogia, a professora percebeu a resistência dos alunos para produzir o Trabalho de Conclusão de Curso. Curiosa, passou a se dedicar à estudos para entender essa fase da vida acadêmica do aluno. A pesquisa motivou a professora a oferecer consultoria.

De acordo com a professora Ana Altina, o TCC é o momento de "coroar o curso”. "O trabalho, que mostra as habilidades e tudo que o aluno conseguiu absorver durante o curso, exige um rigor muito maior por ser um trabalho original”, explica.

Tema

A escolha do tema é a primeira etapa e, talvez, a mais difícil. Nesse momento, o aluno precisa exercitar a sua capacidade criativa. "O tema tem que ser algo pessoal, que desperta vontade de saber mais e escrever sobre”, afirma Ana Altina. Além disso, ela sugere que o tema do trabalho esteja diretamente relacionado ao mercado de trabalho, algo inovador para a área que se queira atuar.

Escolhido o tema, o estudante parte para o desenvolvimento do trabalho.

A escrita "cuidadosa, minuciosa e metodológica”, como caracteriza Ana Altina, exige muita leitura. E, para ela, a leitura de forma insatisfatória - uma constante durante os cursos de graduação - interfere diretamente e dificulta a produção. "O que é mais desafiador é chegar nesse momento e o aluno pensar até em desistir porque não consegue escrever, se declarando incapaz”, conta.

Ana Altina também alerta para a valorização incorreta da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Ela conta que a sensação que tem é que durante a graduação os trabalhos são feitos e aceitos de qualquer maneira e quando chega a vez do TCC cobra-se, com toda rigidez, o seguimento das normas.

ABNT

Citações, fonte, alinhamento, espaçamento, quanta coisa heim?! O estudante deve ficar atento aos mínimos detalhes. É preciso entender muito bem as normas da ABNT, "principalmente a norma 10.520 (como usar corretamente a citação)”, destaca a professora.
Peça-chave no processo, o orientador, junto com o estudante, deve acompanhar, detalhadamente, a parte técnica da produção.

Apresentação (Defesa)

A defesa do TCC faz parte do quadro de notas e, de acordo com Ana Altina, é o "ponto do alto” do trabalho. A professora alerta para a organização do conteúdo durante a apresentação. "No slide, o conteúdo deve ser objetivo, com tópicos enxutos, que sejam pontos norteadores. Nada de slides carregados”, sugere.

Dicas

Uma ajudinha sempre cai bem. A fim amenizar as dificuldades, Ana Altina destaca três dicas que podem ajudar o estudante nesse período:

1. Pesquise aquilo um tema que você goste

2. Delimitar ao máximo o tema (temas muito amplos dificultam a produção)

3. Leia bastante sobre o tema escolhido

E voilá: vamos produzir!

Ah! Só mais uma coisinha, lição de casa: "Não é pra ser um trabalho de peso. Veja o TCC como um trabalho de pesquisa que te oportuniza a estudar aquilo que você gosta”, conclui a professora.

Category: NOTÍCIAS | Views: 315 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 8
Convidados: 8
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa