Terça-feira, 2021-01-26, 9:40 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
Pesquisar
Metereologia
Main » 2013 » Setembro » 18 » CAUSA DE 'DANO' QUE GEROU CRATERA NA BR-324 É INVESTIGADA, AFIRMA VIA BAHIA
10:44 AM
CAUSA DE 'DANO' QUE GEROU CRATERA NA BR-324 É INVESTIGADA, AFIRMA VIA BAHIA


A concessionária Via Bahia prestou esclarecimento sobre a cratera na BR-324, localizada na região de Porto Seco-Pirajá, emSalvador, em uma coletiva à imprensa nesta terça-feira (17). O buraco na pista está formado há mais de três meses e deve continuar interditando, até o final das obras, uma das faixas e a via marginal da rodovia, que é a principal rota de entrada e saída da capital baiana. Segundo a concessionária, a situação deve ser resolvida até o dia 30 de setembro. A cratera e as obras na BR-116, que congestionam o trecho também administrado pela Via Bahia, foram motivos para que o secretário de Infraestrutura, governador em exercício, Otto Alencar, enviasse um ofício cobrando "medidas efetivas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) contra a concessionária. Alencar pede que a ANTT denuncie o contrato de concessão ou decrete caducidade caso ache prudente após análise dos fatos. O diretor de Engenharia, Luiz Nogueira, afirma que a causa do dano que ajudou a aumentar a profundidade da cratera ainda é desconhecida. "Houve um dano, a gente não sabe por qual motivo, que danificou a galeria de aço que passa embaixo [da pista]. Essa galeria quebrou e afundou. Isso passou a segurar um monte de detritos, que veio no curso da água que passa por ela. Essa água começou a subir e começou a lavar o solo em cima dela. Aí criou um tipo de caverna e em determinado momento isso cedeu", aponta.

Segundo Nogueira, a pista foi aberta por "baixo", deixando a estrutura "oca". "Não foi nada para cima, foi tudo para baixo, foi essa água subindo e lavando o solo, criando um oco. Num determinado momento esse oco cede e vira uma cratera", diz.

A advogada Aline Holanda afirma que a Via Bahia se manifestou na segunda-feira (16) sobre a Ação Civil Pública formulada pelo Ministério Público da Bahia (MPF) pressionando a Justiça a cobrar o fechamento da cratera. "Recebemos na sexta-feira [13] intimação do juiz pedindo que nos manifestássemos sobre o pedido liminar formulado pelo Ministério Público. O juiz entendeu que, antes de apreciar esse pedido, seria necessário ouvir a Via Bahia para que dissesse, nos autos, quais as medidas que já foram tomadas em relação ao buraco, quais são as próximas e qual é o cronograma de execução e finalização da obra. Nós fizemos isso ontem e estamos aguardando a apreciação do pedido de liminar pelo juiz", afirma.

O Departamento Jurídico explica que o dano que gerou a cratera foi identificado e está sendo reparado. "Estamos recuperando essa galeria, já identificamos o dano, estamos recuperando esse dano e conseguimos prevê com mais certeza as etapas finais de conclusão da obra. A data agora é dada com mais certeza, pois já estamos caminhando para o final da obra como um todo", comenta a advogada sobre o cumprimento do prazo final, no próximo dia 30.

Fonte: Voz da Bahia

Category: NOTÍCIAS | Views: 303 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa