Sábado, 2024-04-20, 7:49 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Fevereiro » 5 » CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL RECEBEM APOIO DURANTE CARNAVAL
3:07 PM
CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL RECEBEM APOIO DURANTE CARNAVAL

Cerca de 1,2 mil catadores de resíduos sólidos, sejam eles individuais (mil) ou de cooperativas (180), têm a possibilidade de fazer, gratuitamente, três refeições por dia nas seis centrais de apoio da Ação Ecofolia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, durante os sete dias do Carnaval de Salvador. Há nove anos, o Ecofolia Solidária recebe apoio do Governo do Estado, que neste carnaval envolve as secretarias de Cultura (Secult), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Além de camisetas padronizadas, eles também recebem equipamentos de proteção individual, como luvas, protetores auditivos, botas e meias. Na manhã desta sexta-feira de Carnaval, os titulares da SJDHDS, Geraldo Reis, e da Setre, Álvaro Gomes conferiram de perto o andamento dos trabalhos na Central de Apoio ao Catador localizada no Politeama.

De acordo com Álvaro, “é prioridade do Governo do Estado, uma recomendação do governador Rui Costa, promover o trabalho decente. Portanto, temos investido para que possamos dar dignidade a estes trabalhadores para que eles não fiquem na invisibilidade. O trabalho dos catadores de resíduos sólidos é tão importante quanto o de qualquer outro trabalhador”.

Ainda de acordo com o titular da Setre, foi firmada uma parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) para que os catadores possam comercializar o que recolherem a preço de mercado, evitando atravessadores. “Os catadores não precisam vender a mercadoria imediatamente, a um preço baixo. A Desenbahia financia as cooperativas para que elas possam pagar o preço justo pelo material reciclável”.

Na opinião do secretário Geraldo Reis, ao apoiar a Ecofolia, o Poder Executivo evidencia a preocupação com o lado social durante a folia baiana. “É a junção de esforços das secretarias, e parceria com o governo federal, tentando acolher estas pessoas e dando dignidade a elas”.

Dona Ana Maria Almeida, de 53 anos, e o filho dela, João Victor, 20, são do município de Camaçari e estão em Salvador catando latinhas de alumínio durante o Carnaval. “Faz cinco anos que trabalho com isso. A maneira que somos tratados aqui, de igual para igual, acho ótimo. Nem sempre a gente vem com o dinheiro do lanche. A gente já vem com a certeza de que não vamos gastar com lanche e almoço”.

Além do Politeama, as centrais de apoio estão localizadas na Montanha, Dois de Julho, Barra, Pelourinho e Nordeste de Amaralina. Michele Almeida, diretora e presidente do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, explica que para participar da ação, basta que os catadores se cadastrem no local. Equipes se revezam no atendimento, que é 24 horas. “A partir do cadastro, temos a noção de quantos catadores passaram pelas centrais, quantos estão com necessidades pessoais, se têm ido ao médico, se já foi cooperativado. Esse diagnóstico é feito durante o Carnaval”.

Nos centrais, além do atendimento pessoal aos catadores, o que eles recolhem das ruas também é pesado, armazenado e, posteriormente, encaminhado às cooperativas de reciclagem.

A programação completa do Carnaval está disponível no site www.carnaval.bahia.com.br.

Repórter: Jhonatã Gabriel

Category: NOTÍCIAS | Views: 295 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 22
Convidados: 22
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa