Quinta-feira, 2024-03-28, 8:27 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2014 » Julho » 23 » CAPITAL TEM MAIS DE 700 QUEIXAS DE AGRESSÃO CONTRA A MULHER POR MÊS
10:42 AM
CAPITAL TEM MAIS DE 700 QUEIXAS DE AGRESSÃO CONTRA A MULHER POR MÊS

As duas delegacias da Mulher de Salvador (Deam), de Brotas e Periperi, registraram 11.036 ocorrências apenas no ano passado. Até ontem, as duas unidades já somavam 5.427 registros: são mais de 770 casos por mês, uma média de 25 ocorrências por dia. O problema é que nem todas as queixas viram inquéritos policiais.

Em Periperi, das 1.614 ocorrências registradas esse ano, apenas 303 resultaram em inquéritos – ou seja, 18,7%. Entre as queixas que resultaram em condenação está a da amazona Aida Nunes. Em janeiro de 2013, ela acusou o ex-namorado, o empresário Christiano Rangel, de tê-la espancado na noite em que comemorava 30 anos.

Aquela não era a primeira queixa de Aida contra Rangel, mas foi por conta desse registro que o empresário foi condenado, no último dia 18, a quatro anos e cinco meses de prisão pelos crimes de lesão corporal grave e ameaça. “Existem duas maneiras de se registrar a queixa: ou a vítima vem sozinha, ou vem conduzida pela Polícia Militar. Quando vem com a PM, tem o flagrante, aí normalmente se agiliza o inquérito. Mas quando vêm sozinhas, muitas não voltam”, explicou a delegada titular da Deam de Periperi, Vânia Seixas.

Na verdade, qualquer que seja a forma que a vítima chegue à unidade, ela precisa voltar para apresentar testemunhas ou, a depender do caso, levar relatório de perícia. Em Brotas, onde foi registrada a queixa de Aida contra Christiano, foram 3.813 ocorrências somente este ano. Destas, 147 resultaram em prisões em flagrante, segundo informações da delegacia.

Para a titular da unidade, Ana Virgínia Paim, a condenação do empresário fortalece o número de denúncias. “(O caso) faz com que as pessoas verifiquem que há, realmente, uma sanção, que a polícia e a Justiça estão atentas”, declarou. A juíza que proferiu a sentença de condenação a Rangel, Márcia Lisboa, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Salvador, considera a condenação um incentivo para que outras vítimas denunciem. “A Lei Maria da Penha serve para todas as pessoas, a violência doméstica acontece em todas as classes”, disse.

Fonte: Correio

Category: NOTÍCIAS | Views: 340 | Added by: monica01 | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa