Sexta-feira, 2024-04-26, 5:13 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Agosto » 6 » CAPIM GROSSO: SESSÃO SOLENE MARCA O RETORNO DOS TRABALHOS NA CÂMARA DE VEREADORES.
3:59 PM
CAPIM GROSSO: SESSÃO SOLENE MARCA O RETORNO DOS TRABALHOS NA CÂMARA DE VEREADORES.


Após 42 dias de recesso parlamentar, os vereadores voltaram a se reunir nesta terça-feira, 6, para o segundo semestre de trabalhos da casa legislativa. Em um clima de cordialidade e com um discurso afinado, os representantes do povo trouxeram em suas falas o desejo de se dedicarem ainda mais para ajudar a resolver as questões que visem beneficiar a população.

O presidente Manoel Fernandes abriu oficialmente os trabalhos desejando um bom retorno e comemorou a aceitação positiva da população durante o 1º semestre.

Na sequência, abrindo as falas, a vereadora Hildete Silva Rios de Carvalho disse que durante esse recesso deu continuidade ao seu trabalho de legisladora aproveitando para permanecer mais perto da população.

Logo após o vereador Arivelton enfatizou que durante o recesso esteve em várias comunidades ouvindo as principais reivindicações para que possa trabalhar em prol da resolução de tudo o que está afligindo a população.

Em seguida o edil Bruno Vitor disse estar feliz com o retorno das atividades da casa e congratulou o presidente do Rotary Club pelo trabalho assistencial desenvolvido e pediu que essas ações não somente sejam continuadas como também ampliadas para atender ao maior número de pessoas possível. Também se colocou à disposição para ajudar no que estiver ao alcance. Bruno também se mostrou insatisfeito pro conta da não transmissão da sessão pela emissora comunitária local.

 

Dando continuidade o vereador Dr. Frank Neto disse que estava com saudades de todos os pares da casa e disse estar feliz pelo retorno dos encontros do legislativo. Ele manifestou preocupação com o fato da emissora comunitária local não estar transmitindo a sessão naquela ocasião.

O presidente Manoel Fernandes utilizou a palavra e justificou as cobranças quanto a não transmissão ao vivo da sessão pela emissora comunitária local informando que está cumprindo uma determinação do Tribunal de Contas em não permitir contrato com meios de comunicação comunitários, mas conclamou os edis para se reunirem após a sessão e buscarem juntos uma alternativa.

Prosseguindo com os trabalhos o vereador Antônio de Brás também disse ter sido um recesso de muito trabalho, mesmo tendo enfrentado problemas de saúde enfrentados na família. Disse que a parceria entre todos os edis será de fundamental importância para que avanços sejam conquistados para o município.

O próximo a se pronunciar foi o edil Gilberto do Peixe agradeceu aos pares bem como os funcionários da casa pelo apoio recebido e disse estar confiante em um segundo semestre promissor para os trabalhos da casa.

E para encerrar a sessão solene, o presidente do Rotary Club de Capim Grosso, Israel Moreira da Silva, estava fazendo parte da mesa e foi convidado pelo presidente da casa para utilizar da palavra e, ao fazê-la, deu ênfase ao fato de ter conquistado a amizade entre todos os edis que passaram pela casa ao longo dos anos. Ele também falou sobre humanidade, caridade e amor ao próximo como que norteiam a existência do Rotary Club.

 

A sessão solene foi encerrada a sessão solene e dado início à sessão ordinária com a leitura da ata da última sessão, realizada antes do recesso no dia 25 de junho e apresentada ordem do dia.

Logo de início o presidente Manoel Fernandes se mostrou contrariado com algumas críticas que estão sendo direcionadas a sua pessoa pelo fato do mesmo ter um bom relacionamento com o chefe do poder executivo. Ele disse que vai continuar seu trabalho de forma a beneficiar a população e preservando as amizades, pois a política é um espaço democrático de debates de ideias em prol do bem comum, e todos tem essa atribuição de ajudar para que isso aconteça.

O vereador Bruno Vitor foi o primeiro a se pronunciar na sessão ordinária e aproveitou a presença da secretária de saúde Dayane Caribé para agradecer pelo apoio tem disponibilizado para o projeto "Ação Global” nas comunidades. Também falou das inauguração do PSF Padre Xavier, no bairro José Mendes de Queiroz e pediu apoio para que em breve o PSF do bairro São Luiz também seja inaugurado o quanto antes. Segundo o edil, o trabalho desta secretaria tem sido de fundamental importância para as melhorias nas condições de saúde do município.

O vereador Gilberto do Peixe veio falou na sequência e cobrou da gestão municipal, em especial a secretaria de obras, urbanismo e meio-ambiente, que tome providências quanto a situação da Praça da Bíblia, no bairro Jardim Araújo e também do acúmulo de água na praça da feira livre, o que tem causado transtornos para os feirantes e transeuntes. Ele cobrou também da empresa responsável pela coleta de lixo uma remuneração melhor para os garis. Ao falar sobre seu reduto eleitoral, o povoado do Peixe, parabenizou o prefeito por ter disponibilizado um veículo para dar suporte na área de saúde, mas cobrou melhoria nos serviços de capina naquele povoado. Antes de se despedir, Gilberto ainda fez cobranças a secretaria de obras, urbanismo e meio-ambiente que disponibilize a máquina Patrol para melhorar a situação das estradas vicinais nas imediações do povoado de melancias.

Em seguida o edil Vivaldo Moreira da Silva iniciou sua fala parabenizando a Rádio Contorno FM pelos seus 12 anos de atividades. Ainda sobre o assunto radiodifusão, Vivaldo informou de contatos feitos por ele com diretores de duas emissoras de rádio comerciais que estão pestes a se instalar em Capim Grosso. O vereador também falou sobre outros assuntos de interesse da comunidade.

O vereador Vanderley Dentista deu continuidade aos pronunciamentos e enfatizou as reivindicações que ouviu das pessoas de várias comunidades, onde durante o período de recesso esteve imbuído no propósito de se aproximar ainda mais das comunidades mais necessitadas. Ele também falou sobre outras situações de interesse da comunidade.

Em seguida o vereador Professor Ney Rios falou da importância da inauguração do PSF Padre Xavier e também se mostrou insatisfeito com a falta da transmissão dos trabalhos pela Rádio Contorno FM bem como com a postura da emissora em não estar transmitindo naquela ocasião, o que poderia ser feito até que se encontre uma solução para o impasse. O Professor Ney Rios também destacou a importância do diálogo entre os vereadores para que as decisões tomadas sejam de consenso entre os edis.

Prosseguindo com o uso da tribuna a vereadora Hildete Carvalho falou da importância dos protestos realizados em Jacobina na semana anterior, após constatar-se que existem 8 mil processos parados por falta de um juiz na comarca de Capim Grosso. Rebateu os comentários ofensivos oriundos de algumas pessoas que utilizaram as redes sociais para criticá-la por ter participado dessas manifestações, dizendo ter cumprido seu papel não só enquanto representantes do povo, mas também enquanto cidadã, tendo recebido congratulações de diversos setores de Jacobina e região. Hildete fez questão de destacar o trabalho do prefeito Sivaldo Rios dizendo que ainda espera muito mais da parte dele. Ela enfatizou como grande conquista a regularização da CND (Certidão Negativa de Débito).

O vereador Samuel Moto Táxi também fez um pronucniamento e parabenizou a Rádio Contorno FM pelos seus 12 anos de atividades. Na sequência informou que durante o recesso esteve envolvido em trabalhos em prol do esporte, principalmente na área de esportes radicais a exemplo do bicicros, motocros, bem como uma modalidade específica de manobras radicais. Samuel disse ser extremamente necessária a participação dos pais em incentivar seus filhos na prática do esporte enquanto fator de transformação social.

Os tarabalhos prosseguiram com a fala do edil Antônio de Brás também lamentou a ausência da Rádio Contorno FM em transmitir os trabalhos naquela ocasião. Ele aproveitou a fala para informar de algumas reivindicações de sua autoria que beneficiam diretamente a população de comunidades rurais. O vereador também falou de cobranças feitas de sua parte para os deputado federal Daniel Almeida e a deputada estadual Neuza Cadore para que ambos busquem mais recursos para o município.

Na sua vez de utilizar a palavra, o vereador Dr. Frank Neto falou de ua preocupação com o trânsito da cidade destacando a falta de educação de alguns condutores, principalmente de motociclistas que por causa da imprudência estão colocando em risco a vida de seus passageiros bem como das demais pessoas.

O vereador Arivelton Mota foi o último a utilizar da tribuna e cobrou melhorias na infraestrutura do bairro Planaltino, bem como da secretária Jandira, da pasta de obras, urbanismo e meio-ambiente, que verifique outros pontos da cidade que também precisam de atenção. Ele pediu também a secretária que verifique com o proprietário da empresa responsável pela coleta do lixo se está havendo algum problema, pois o serviço esta deixando a desejar.

Não havendo mais nada em pauta, o presidente Manoel Fernandes declarou encerrada a sessão.

Veja aqui os requerimentos e indicações apresentados no dia de hoje.

Requerimento nº 054/2013, de autoria do edil Arivelton Mota Santos indicando ao prefeito que providencie reparos na parte elétrica da Escola Municipal Manoel Vitorino da Silva, no povoado de Caiçara, bem como a reabertura do nome na fachada da referida unidade escolar.

Requerimento nº 055/2013, de autoria do vereador Vivaldo Moreira da Silva, indicando ao chefe do poder executivo a complementação do calçamento das ruas Santa Izabel e Gabriel Francisco, ambas situadas na Praça dos Eucaliptos.

Indicação nº 056/2013, de autoria do vereador Frank Neto Oliveira Sousa, reivindicando ao chefe do poder executivo que sejam colocados braços de luz no bairro no bairro que liga os bairros Novo Oeste e Água Nova.

Requerimento nº 052/2013, de autoria do vereador Veroneidson Rios Matos, indicando ao chefe do poder executivo que sejam realizados serviços de calçamento na rua São Francisco, bairro São Luiz.

Requerimento nº 055/2013, de autoria do vereador Frank Neto Oliveira Sousa, solicitando do comando da Polícia Militar a intensificação da fiscalização nos semáforos da cidade.

Texto e fotos: Milton Santos. 

Category: NOTÍCIAS | Views: 622 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa