Sexta-feira, 2020-08-14, 2:36 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
Pesquisar
Metereologia
Main » 2013 » Agosto » 29 » CAPIM GROSSO: ROTARY CLUB PROMOVE DISCUSSÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO.
10:43 AM
CAPIM GROSSO: ROTARY CLUB PROMOVE DISCUSSÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO.


A tradicional reunião dos rotarianos e rotarianas nesta terça-feira, 27, começou com uma homenagem aos garçons, por conta do Dia do Garçom, no último dia 11, e as pessoas portadoras de necessidades especiais, cujas homenagens acontecem durante esta semana. O senhor José Cazuza, popularmente conhecido por Jorge Guarda, recebeu um certificado comemorativo ao Dia do Garçom, função esta que exerce na grande maioria dos eventos que acontecem na cidade. Já o jovem Clóvis Pedreira, portador de necessidades especiais, também recebeu um certificado em alusão as comemorações desta semana. Também estava presente o senhor Irami Marcio, também conhecido por Mica, portador de necessidades especiais, mas que possui uma voz ativa na defesa dos direitos dos cidadãos capimgrossensses.


José Cazuza, o popular Jorge, recebendo o certificado em homenagem ao Dia do Garçom.


Clóvis Pedreira, recebendo o certificado que homenageia as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Porém, a pauta principal da reunião estava voltada para a assistência social do município, quando das presenças do secretário municipal, Daniel Novais de Araújo, e da assistente social, Amanda Teixeira dos Santos. Ambos falaram aos presentes, a princípio sobre suas formações profissionais, e na sequência fizeram um raio-X da assistência social em Capim Grosso, apontando os principais avanços durante a gestão e os gargalos a serem superados.


Dois temas foram amplamente debatidos na oportunidade e está direcionados para as suspeitas de irregularidades na concessão das casas populares e também nos cadastros de beneficiados do programa Bolsa Família. Este último com a afirmação do secretário e da assistente social que realmente existem pessoas cadastradas que não se enquadram no programa, inclusive alguns comerciantes. De acordo com as informações prestadas, providencias estão sendo tomadas no sentido da extinção desses cadastros. O secretário ainda utilizou as palavras "revoltante” e "triste” para classificar a situação.


Daniel Novais de Araújo, recém empossado secretário de assistência social, é bacharel em direito, pós graduado em direito administrativo e já atuou como coordenador jurídico de escritórios de advocacia.

Ao responder os questionamentos de Irami Márcio, o Mica, quanto aos critérios para distribuição das casas populares, a assistente social Amanda Teixeira informou que até mesmo a polícia já foi acionada, quando houve a necessidade de se averiguar situações do gênero e, ao chegar ao local, existir princípio de intimidação e coação para que o trabalho de fiscalização não acontecesse. Outras dificuldades externadas pelos representantes da pasta foram, além das comuns pelo fato de estar lidando com pessoas em vulnerabilidade social, há também a ausência de recursos para desenvolver novas ações e melhorar aquelas que já existem, como por exemplo, a contratação de mais assistentes sociais, que neste momento é imprescindível para a pasta.


Amanda Teixeira dos Santos, Assistente Social do município, é pós-graduada em saúde pública e formada em serviço social.

O secretário e a assistente social também levaram boas notícias para o encontro com os integrantes do Rotary Club, uma delas é que o município foi contemplado com 50 kits pré-natal que serão distribuídos para gestantes que estejam em vulnerabilidade social. A outra informação da conta do recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Família, que acontecerá de 1º de setembro a 30 de novembro, e de acordo com o que foi exposto, será utilizado principalmente para identificar pessoas que não se enquadram no programa e extinguir esses cadastros, abrindo assim espaço para quem realmente necessita.


A assistente social e o secretário durante a reunião. Ao centro, o presidente do Rotary Club de Capim Grosso, Israel Moreira.

Texto e fotos: Milton Santos.


Category: NOTÍCIAS | Views: 396 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa