Sexta-feira, 2024-03-29, 4:37 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2014 » Abril » 5 » CAPIM GROSSO: REALIZADA AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE COMBATE AS DROGAS E A VIOLÊNCIA
6:54 PM
CAPIM GROSSO: REALIZADA AULA INAUGURAL DO PROGRAMA DE COMBATE AS DROGAS E A VIOLÊNCIA

A Polícia Militar desenvolve, desde o ano passado, na rede de ensino da Bahia, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino. O programa, que já foi aplicado em diversas escolas da capital e do interior do estado, chegou oficialmente a Capim Grosso nesta sexta-feira, 4, com a realização da aula inaugural nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes.

A solenidade contou com presenças do prefeito Sivaldo Rios; vereadores; secretários; comandante do 5º pelotão de Capim Grosso, capitão Burgos; representantes das entidades de classe que representam a sociedade civil organizada além de coordenadores, diretores, professores e aproximadamente 250 alunos das escolas da rede municipal de ensino, tendo como destaque as escolas Tarcília Evangelista de Andrade, Cândida Rosa Vilas Boas e Edivaldo Machado Boaventura.

Para a aplicação do programa, Policiais das CIPMs são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.

Dezenas de policiais militares já concluíram o curso de Formação de Instrutores do Proerd, que consiste na capacitação de oficiais para atuarem em conjunto com educadores, estudantes, pais e a comunidade em ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes.

De acordo com a metodologia do curso, o policial deve comparecer fardado à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Cada encontro com os estudantes tem uma hora de duração. Todo o material apresentado foi copilado numa cartilha em 17 lições de 60 minutos para distribuição entre os alunos.

Em Capim Grosso, até o dia 13 de junho, a Soldado Andréia é a pessoa incubida pelo Departamento de Ensino da Polícia Militar a comparecer às segundas-feiras na Escola Cândida Rosa Vilas Boas e às sextas-feiras nos Colégios Edivaldo Machado Boaventura e Tarcília Evangelista de Andrade. Após o dia 13 de junho um novo cronograma será elaborado e englobará também estabelecimentos de ensino dos povoados e zona rural, haja vista que os mesmos não foram incluídos nesta primeira etapa em virtude da grande demanda.

O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse ResistenceEducation), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Da redação do Grupo Jorge Quixabeira, repórter Milton Santos. /Com colaboração da Secretaria de Segurança Pública SSP-BA e da Polícia Militar da Bahia.

Category: NOTÍCIAS | Views: 623 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa