Quinta-feira, 2024-03-28, 9:52 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2014 » Agosto » 14 » CAPIM GROSSO: PROJETO CANAL DO SERTÃO BAIANO É APRESENTADO ÀS ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES CIVIS
4:11 PM
CAPIM GROSSO: PROJETO CANAL DO SERTÃO BAIANO É APRESENTADO ÀS ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES CIVIS

Na tarde dessa quarta-feira dia 13 de Agosto, aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores (as) Capim Grosso uma importante reunião para tratar da Apresentação dos Estudos de Viabilidade técnica, impactos ambientais, sociais e econômicos do Projeto Canal do Sertão Baiano, o qual tem a proposta de levar água do Rio São Francisco às bacias hidrográficas dos Rios Itapecuru e Jacuípe.

Na reunião estiveram presentes Paulo Henrique Comunicador Social e Marcos Grassi Mobilizador regional do Projeto, além de representantes: Vinícios Araújo Gerente Regional da EMBASA, Antônio Martinho Secretário de Agricultura, Márcio Lima Técnico da EBDA, Paulo Sérgio Técnico da CAR Jacobina, Ricardo Souza Diretor de Meio Ambiente, Antônio de Braz vereador e presidente da União das Associações Capimgrossenses, Zé de Jesus do MPA, Vado pela Câmara de vereadores Leônia Santos e Lindomar Almeida pelo STTR e Presidentes das principais associações de produtores rurais do município.

O Canal do Sertão Baiano é um projeto idealizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e tem como objetivo promover o abastecimento hídrico humano e animal, bem como impulsionar o desenvolvimento da região beneficiada pelo projeto, visando também a segurança alimentar dos animais. O Canal levará água do Rio São Francisco às bacias hidrográficas do Tatauí, Salitre, Tourão, Poções, Itapicuru e Jacuípe, numa extensão de aproximadamente 300 km, ao longo do semiárido baiano, região historicamente castigada pela seca.

 Diante deste objetivo está sendo realizado a cerca de quatro meses pela GEOHIDRO Consultoria S/S Ltda. um estudo de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, e espera-se nesta fase a promoção de uma comunicação social e esclarecedora com os públicos de interesse, permitindo a difusão das informações e oportunizando o debate público com colaboração de sugestões da comunidade. Além do foco principal que é o abastecimento humano, animal e segurança alimentar do rebanho, o projeto prever ainda atender demandas adicionais como:

• Revitalização dos perímetros irrigados de Várzea da Roça e Ponto Novo;

• Estações de criação de peixes e Viveiros de produção de Mudas de árvores intercalados a cada 20 km ao decorrer da extensão;

• Criação de Quintais Produtivos com 500 m² em algumas propriedades com até 5 hectares;

• Suporte hídrico a unidades de mineração

• E outras demandas importantes que surgirem. O Canal do Sertão Baiano é uma ação articulada entre a CODEVAF, Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado, através do Programa de Aceleração de Crescimento - PAC.

Com informações de Lindomar Almeida - Portal Capim Grosso./Fotos: Milton Santos.

Category: NOTÍCIAS | Views: 539 | Added by: monica01 | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa