Quinta-feira, 2024-04-18, 8:23 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2017 » Dezembro » 21 » CAPIM GROSSO: PANELA DE PRESSÃO EXPLODE CAUSANDO DANOS NO FOGÃO E NO TETO DA COZINHA
10:28 AM
CAPIM GROSSO: PANELA DE PRESSÃO EXPLODE CAUSANDO DANOS NO FOGÃO E NO TETO DA COZINHA


Uma panela de pressão explodiu, quando a mesma estava a cozinhar determinado tipo de alimento causando muito medo aos habitantes de uma residência, localizada na Praça José Prado Alves, Bairro Sacramento, fato ocorrido nesta quarta-feira, por volta das 07:00, por pouco uma jovem não foi atingida pela explosão que destruiu o fogão e uma parte do telhado da residência.


Fica o alerta para as pessoas que usam continuamente este tipo de panela, para que periodicamente observem a válvula de segurança, como também o estado de conservação da tampa e do suspiro.

Veja abaixo alguns cuidados que você deve praticar:

Não basta só colocar água e alimento na panela e levá-la ao fogo. Para ele, o cuidado deve começar desde a compra do objeto, que deve ter o selo do Inmetro.

No uso diário, é preciso ficar atento ao colocar os condimentos, temperos e verduras na panela de pressão. Alguns desses condimentos ou até mesmo alimentos, podem provocar o entupimento da válvula. Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão.

Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Um garfo ou uma faca pode ajudar a resolver. Para isso, basta desligar o fogo, levantar a válvula, com cuidado para não se queimar. Antes de abrir a panela, é fundamental verificar se está t0talmente sem pressão. Nunca force a tampa para abrir.

Ao lavar a panela tem que observar se todos os resíduos de gordura foram tirados da válvula de pressão para não ocorrer obstrução, no uso posterior.
não se esqueça:
1) Nunca ocupe mais de dois terços do volume da panela com alimento ou água. O ar contido ali é parte do funcionamento do sistema. A falta de atenção com essa regra pode levar ao entupimento da válvula e à explosão da panela.

2) Não abra a panela imediatamente ao desligar o fogo. Nesse momento ainda há uma grande pressão dentro dela. É necessário esperar o resfriamento natural do conteúdo, ou resfriá-lo embaixo da torneira, afinal você e a sua cozinha não querem tomar um banho borbulhante ao abrir a tampa.

3) Som. Depois das primeiras vezes você vai conhecer o ruído que sua panela faz. Qualquer outro tipo de som vindo dela deve atrair sua atenção e resposta imediata. Costuma ser sinal do ressecamento do conteúdo, também conhecido como comida queimando. Se, por acaso, aquele "chiado” comum da panela de pressão não acontecer, pode ser que a válvula, esteja obstruída, o que a impede de liberar pressão. Sendo assim, o alívio deverá ser feito mecanicamente, bastando, para isso, levantar a válvula.

4) Tempo. Se você é daquelas pessoas que esquece completamente que há algo no fogo: compre um timer. Panelas de pressão são muito úteis, mas não esqueça delas indefinidamente.

5) Borracha. Quando a panela borbulha na junta da tampa, a pressão não vai funcionar e é sinal de que a borracha não está funcionando. Ou ela está mal posicionada ou é hora de trocar.

6) Válvula de segurança. Quando aquela válvula vermelha que existe nas panelas mais novas estourou, é sinal de que sua panela já era. Ignore o faz-tudo da sua vizinhança se ele quiser trocar a válvula por um parafuso. Da próxima vez que você precisar da válvula ela não vai estar lá e aí sim o estrago será grande.

Cuidados adicionais:
Antes do primeiro uso, é recomendável colocar água sob pressão, liberar a pressão, lavar a panela e só então utilizá-la.

O cozimento começa quando o vapor começa a escapar e a panela "apita”. É a hora de abaixar o fogo e começar a contar o tempo de cozimento indicado na receita.

Durante o funcionamento das panelas não se deve mexer nas válvulas, pois estas garantem a segurança no funcionamento das panelas.

A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa porque vai perdendo a elasticidade. A vida útil da borracha, é de três meses no máximo.

O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.

Não permitir a presença de crianças na cozinha enquanto a panela estiver cozinhando, dentre outros cuidados.

Bem como podemos ver temos que prestar atenção aos sinais que a panela emite, assim pode-se evitar acidentes domésticos.


Category: NOTÍCIAS | Views: 962 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa