Quinta-feira, 2024-04-25, 0:45 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2017 » Maio » 14 » CAPIM GROSSO: DIA D CONTRA GRIPE É MARCADO TAMBÉM PELO COMBATE A DENGUE, CHICUNGUNYA E ZICA.
10:59 AM
CAPIM GROSSO: DIA D CONTRA GRIPE É MARCADO TAMBÉM PELO COMBATE A DENGUE, CHICUNGUNYA E ZICA.

Um final de semana marcado pelo dia das mães e também pelo dia D contra a gripe em todo o Brasil. Em Capim Grosso, de acordo com informações de Bartira, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, além de campanha contra a gripe ter marcado os últimos dias de trabalho do setor de saúde do município, o dia D foi composto pela vacinação de crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores, idosos, pessoas com coormobidades foram imunizadas e protegidas contra a gripe, ao mesmo tempo foi realizado nos Bairros com maior risco de Chicungunya, Dengue e Zica, com orientações quanto ao cuidado com o mosquito transmissor, distribuição de piabas e troca de lixo por guloseimas.

A respeito da Dengue, Chicungunya e Zica, na Unidade de Saúde do Bairro Oliveira, está estampada a informação em frente à unidade alertando que o índice de infestação das referidas doenças é de 24,33%.

As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o Aedes albopictus. A única forma de evitar as três doenças é com o combate ao mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue

O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya

Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

Quanto a campanha de combate a gripe, de acordo com informações do site do Ministério da Saúde, a expectativa é imunizar, até o próximo dia 26, cerca de 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público-alvo da campanha.

Ao todo, 36 mil salas foram equipadas para vacinar quase 240 mil pessoas. Também serão utilizados mais de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, que possibilitarão a vacinação em populações que vivem em áreas de difícil acesso, como as ribeirinhas e os povos indígenas.

"Hoje, o Brasil é o país que mais oferta vacina de influenza. Estamos adquirindo 60 milhões de doses para vacinar 54,2 milhões de brasileiros. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita”, afirmou o ministro Ricardo Barros. Ele lembrou que ela é totalmente segura e pode evitar as complicações geradas pelos principais subtipos de influenza que circulam atualmente.

Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – com informações da Coordenação de Vigilância Sanitária de Capim Grosso e Portal Brasil/Fotos: Bartira Batista.

Category: NOTÍCIAS | Views: 602 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 25
Convidados: 25
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa