Sábado, 2024-04-20, 5:09 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Outubro » 28 » CAPIM GROSSO: CIDADE RECEBE MONITORES DO MINISTÉRIO DO ESPORTE PARA CURSO DE EXTENSÃO‏
3:31 PM
CAPIM GROSSO: CIDADE RECEBE MONITORES DO MINISTÉRIO DO ESPORTE PARA CURSO DE EXTENSÃO‏

Entre os dias 26 e 27 de outubro, o município de Capim Grosso recebeu a equipe de colaboradores, do Projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. A cidade recebeu representantes coordenadores e monitores do programa Mais Educação, das cidades de São José do Jacuípe, Mairi, Várzea da Roça, Quixabeira, Serrolândia e Baixa Grande. 


O Secretário de Educação, Ed Carlos Oliveira, esteve presente para recepcionar a equipe de colaboradora de profissionais do Programa Segundo Tempo. “Estou muito feliz em receber vocês para capacitar os monitores, não só de Capim Grosso, como da região. Espero que as atividades desenvolvidas aqui, sirvam para incluir cada vez mais crianças no esporte. Aproveitem o espaço para dialogar e trocar experiências”, finalizou o secretário. A coordenadora do Programa Mais Educação, Fabiana Oliveira, também prestigiou o evento, que foi realizado no Colégio Edivaldo Machado Boaventura. 
Essas equipes possuem a função de contribuir pedagógica e administrativamente com o desenvolvimento do PST em sua totalidade. As ações das Equipes Colaboradoras vão desde o processo de pensar a filosofia do Programa até a avaliação efetiva das ações no cotidiano dos núcleos. 


As Equipes Colaboradoras são organizadas tendo por base uma Instituição de Ensino Superior e compostas por professores(as) universitários(as) e acadêmicos(as) de programas de pós-graduação em nível lato e stricto-sensu. Em Capim Grosso, a equipe foi composta por cinco profissionais: Vitor, Rafael, Luiz, Cristiano e Ariadne. 
As equipes de Colaboradores têm como função básica ser o elo de apoio aos núcleos de sua região em período integral. Os(as) Coordenadores(as) dessas equipes mantêm um canal de comunicação contínuo para todas as questões pedagógicas e, eventualmente, administrativas dos núcleos.
O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
As atividades foram desenvolvidas de forma a possibilitar:
- Democratização da atividade esportiva, incentivando o acesso de crianças e adolescentes às atividades esportivas educacionais do Programa, sem qualquer distinção ou discriminação;
- Qualidade, fomentando a melhoria da qualidade pedagógica do ensino de atividades esportivas educacionais, principalmente pela oferta contínua de capacitação, de materiais didáticos e esportivos adequados e, ainda, de acompanhamento e avaliações permanentes;
- Segurança, incentivando que a prática das modalidades esportivas, no âmbito do Programa, aconteça com monitoramento e resguarde a integridade das crianças e adolescentes envolvidos no esporte educacional;
- Liberdade de escolha, permitindo que as crianças e adolescentes atendidos exerçam sua liberdade de escolha ao decidir pela prática do esporte educacional, optando, no mínimo, pela participação em três modalidades esportivas, de acordo com seu interesse;
- Autonomia Organizacional, permitindo que as organizações governamentais e não governamentais interessadas se articulem com estabelecimentos públicos de educação localizados em suas regiões de atuação, objetivando se integrar ao Programa Segundo Tempo;
- Descentralização Operacional, permitindo que o planejamento e a implantação do Programa seja executado pelas Instituições regionais ou locais que mantêm contato direto com o público-alvo do Programa e desenvolvem projetos de inclusão social.
Entre os dois dias de evento, os participantes receberam uma coleção de livros com os temas de formação teoricamente e também com várias vivências práticas para exemplificação e análise das possibilidades de intervenção. Os temas desenvolvidos pela equipe foram esporte na escola, práticas corporais, atividades circenses, ginástica e dança atletismo, capoeira, lutas e práticas corporais de aventura.

Category: ESPORTES | Views: 307 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa