Quinta-feira, 2024-04-25, 8:18 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Setembro » 13 » CAPIM GROSSO: CENTRO DE EQUOTERAPIA PODERÁ SER INSTALADO NO MUNICÍPIO
11:19 AM
CAPIM GROSSO: CENTRO DE EQUOTERAPIA PODERÁ SER INSTALADO NO MUNICÍPIO

A Drª Monica Fernandes formada em pedagogia e Eqouterapia, representante da ONG Centro de Educação Superior Permanente (CESP), realizou nesta quarta-feira (12), no período da noite, na sede do Sind. Dos Trabalhadores Rurais de Capim Grosso, uma reunião com o objetivo de implantar um Centro de Equoterapia no município.


Estiveram presentes Valdomiro Sampaio, Presidente do Rotary Clube local, Drª Marilda Sampaio, Procuradora do Município, Sandra Martins, Presidente do Sindicato, os empresários Flavio Rios, Eron do Doce Mel, Jorge da Silva Têxtil, Aderbal da Disbal, entre outros convidados.

Na oportunidade a Drª Monica expôs o detalhadamente o projeto, salientando que o mesmo trará emprego e renda para o município, além de atender pessoas portadoras de deficiências físicas e necessidades especiais, assistir e reintegrar dependentes químicos, revitalizar práticas interacionistas nas áreas de educação, cultura e de lazer para todas as idades.

Em seguida foram respondidas perguntas formuladas pelos presentes e exibido um vídeo sobre o projeto.


Fizeram uso da palavra Valdomiro Sampaio, Drª Marilda Sampaio, Sandra Martins e Flavio Rios que se colocaram a disposição para ajudar no que for possível. Flavio se dispôs em conseguir local para a parte prática, 4 baias e um cavalo.

Finalizando a Drª falou que para instalação do Centro necessita basicamente de três profissionais: um Pedagogo, um Profissional da área de saúde e um Equoterapeuta, falou também que é imprescindível o comprometimento da sociedade civil, para que sejam feitas as parcerias e os convênios destinados à instalação e manutenção do Centro de Equoterapia de Capim Grosso.

Leia mais sobre Equoterapia


Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Conceito da ANDE-BRASIL, 1999.

A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.

  • Desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local.
  • Desenvolver o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.
  • Aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global. Nesta fase o praticante aperfeiçoa e aplica feedback/feedforward adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenada e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso.

    Metas (motoras) a serem atingidas

    • A meta terapêutica é chegar ao máximo de função do praticante.
    • A meta funcional motora da equoterapia é: desenvolver no praticante, capacidades funcionais que permitam sua independência nas atividades de vida diária.

      Programas de Equoterapia

      É sabido que cada indivíduo, com deficiência e/ou com necessidades especiais, tem o seu "perfil”, o que o torna único. Isto evidencia a necessidade de formular programas individualizados, que levem em consideração as demandas daquele indivíduo, naquela determinada fase de seu processo evolutivo. A equoterapia é aplicada por intermédio de programas individualizados organizados de acordo com: ­•as necessidades e potencialidades do praticante; ­•a finalidade do programa; ­•os objetivos a serem alcançados, com duas ênfases: •a primeira, com intenções especificamente terapêuticas, utilizando técnicas que visem, principalmente, à reabilitação física e/ou mental; •a segunda, com fins educacionais e/ou sociais, com a aplicação de técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas, visando à integração ou reintegração sócio-familiar. Fonte ANDE-BRASIL 2009

Category: NOTÍCIAS | Views: 573 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa