Quinta-feira, 2024-04-25, 8:36 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2010 » Outubro » 11 » CANSANÇÃO TERÁ NOVA ELEIÇÃO DIA 05 DE DEZEMBRO
5:53 PM
CANSANÇÃO TERÁ NOVA ELEIÇÃO DIA 05 DE DEZEMBRO

image

Segundo informações preliminares, a eleição suplementar está marcada para o dia 05 de dezembro próximo. O prazo para as convenções termina hoje, dia 11/10/2010.

 

A decisão foi do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde corria o Processo Eleitoral, que pedia a anulação da ata da convenção que homologou a candidatura de Jarbas Ferreira de Andrade, lançado à última hora para substituir Almir de Almerindo, que estava inelegível.

 

Entenda o caso

 

Durante o período eleitoral de 2008 o então prefeito Ari de Almerindo concorreu subjudice, pois tinha contas rejeitadas pelo TCM. Sabendo de que sua pretensão poderia esbarrar no TRE e, se eleito não poderia tomar posse, renunciou a sua candidatura na sexta feira, 48 horas antes

da eleição.


Após a sua renúncia, Ari de Almerindo protocolou o pedido de registro de candidatura, pondo como candidato o "laranja" Jarbas Ferreira de Andrade, que, por "coincidência", é seu sobrinho.

Fraude


Ocorre que a ata de escolha do substituto foi fraudada, sem que nenhum presidente de partido que integrava a coligação tivesse conhecimento da escolha e, tampouco, assinou o documento. Tudo falsificado por aliados de Ari de Almerindo.


A oposição, integrada pelo candidato Ranulfo Gomes, tomou conhecimento e denunciou a fraude à Justiça Eleitoral através do processo 238/2008 - Ação de Impugnação de Registro de Candidatura. Contudo, Jarbas procurou procrastinar e atrasar o desfecho final dessa pendenga judicial com processos junto ao TRE-BA, que já os julgou improcedentes e arquivando-os.


A juíza local também deu sua mãozinha a Ari. Mas, já era tarde. O Departamento de Polícia Federal (DPF) atestou a falsidade das assinaturas, antes que a juíza do município "suspendesse a perícia".


O processo 238/2008 ainda não foi julgado. Enquanto isso, Jarbas (o prefeito laranja) foi afastado pelo TRE e assumiu o Poder Executivo, o presidente da Câmara, vereador Riso de Almerindo, que é irmão de Ari. Para completar, o ex-refeito Ari de Almerindo é o atual Tesoureiro Municipal de Cansanção.


TSE

 

Depois de julgado pelo TRE-Ba, o Processo Eleitoral que trata sobre a eleição de Cansanção em 2008 foi transferido para o TSE, que acatou denúncia da coligação liderada por Ranulfo Gomes.
Category: NOTÍCIAS | Views: 698 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa