Terça-feira, 2017-08-22, 5:28 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
Pesquisar
Main » 2016 » Setembro » 17 » CANDIDATOS PODERÃO SER DETIDOS APENAS EM FLAGRANTE DELITO A PARTIR DESTE SÁBADO
10:08 AM
CANDIDATOS PODERÃO SER DETIDOS APENAS EM FLAGRANTE DELITO A PARTIR DESTE SÁBADO

A lei estabelece que, em caso de prisão do candidato ou eleitor, o mesmo deverá ser conduzido até um juiz para verificar se houve alguma ilegalidade.

De acordo com a programação do Calendário Eleitoral deste ano, a partir de sábado (17), “nenhum candidato poderá ser preso ou detido, salvo no caso de flagrante delito”. A norma estabelecida no parágrafo 1º, do artigo236, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), impede a prisão nos 15 dias que antecedem o primeiro turno das eleições.

O artigo determina, ainda, que, cinco dias antes da eleição (27 de outubro) até 48 horas após o término do pleito, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

A lei estabelece que, em caso de prisão do candidato ou eleitor, o mesmo deverá ser conduzido até um juiz para verificar se houve alguma ilegalidade. Se a ação for considerada irregular, a prisão poderá ser negligenciada e o autor da reclusão poderá ser responsabilizado.

Nos municípios em que houver 2º turno, a determinação será válida, da mesma maneira, quinze dias antes do dia da eleição, ou seja, 15 de outubro. A programação da Eleição Municipal 2016, com prazos e restrições, pode ser consultada no Calendário Eleitoral.

Category: NOTÍCIAS | Views: 163 | Added by: Milena | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 15
Convidados: 15
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa