Quinta-feira, 2024-04-25, 7:12 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Fevereiro » 6 » CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA VACINA 92,89% DO REBANHO NA BAHIA
9:38 AM
CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA VACINA 92,89% DO REBANHO NA BAHIA


A segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses contra a febre aftosa, realizada em 2012, atingiu a marca de 92,89% dos 4,8 milhões de animais existentes na Bahia, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Apesar do longo período de seca, onde a mortandade de animais foi significativa, a Adab informou que o Estado continua livre da doença. 
O resultado divulgado nesta terça-feira (5), pela Seagri/Adab, mostra que os municípios que integram a zona de proteção são Barreiras (97,19%), Itapetinga (96,78%) e Teixeira de Freitas (96,74%), onde o índice de vacinação de todo o rebanho - 268.388 mil bovinos e bubalinos - alcançou a marca de 94,83%, superando as expectativas do setor.
Segundo o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, as atividades para garantir a sanidade do rebanho baiano são desenvolvidas durante todo o ano e hoje os criadores já entendem a defesa agropecuária como uma política pública. "Por isso, as nossas ações, aliadas ao processo de modernização da pecuária, estão dando resultados positivos e superando os desafios do setor”.
A vacinação foi oficialmente encerrada na Bahia no dia 31 de dezembro, com a declaração obrigatória dos rebanhos até 15 de janeiro deste ano. "Os produtores pertencentes aos municípios atingidos pela seca que não conseguiram vacinar seus animais no período oficial da campanha, por falta de condições nutricionais mínimas, não sofreram sanções administrativas, podendo ainda solicitar uma vacinação junto à Adab”, afirma o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Antônio Lemos Maia.
Ele disse ainda que nas demais regiões, o produtor que não vacinou ou não declarou deve procurar o escritório da Adab mais próximo para regularizar a situação sanitária.

Ações de educação sanitária amenizam os prejuízos
Com a presença prolongada da seca na Bahia, ações de educação sanitária foram adotadas a fim de amenizar os prejuízos para os produtores e a pecuária baiana. "Os intensos trabalhos em todo o território baiano, promovendo medidas de conscientização dos produtores, contribuíram positivamente para colocar a Bahia em posição de destaque no cenário agropecuário nacional”, explica o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), João Martins.
De acordo com o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, esses números foram resultado do esforço conjunto de criadores, associações, sindicatos, governo estadual, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Superintendência Federal da Agricultura na Bahia, compartilhando ações e incentivando o aprimoramento das atividades de defesa na Bahia. 
De acordo com Torres, o estado está trabalhando em conjunto com o governo federal "em prol de um objetivo maior de alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem vacinação em todo o território brasileiro”. 
Para o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, mesmo diante da situação de emergência vivida por 262 municípios afetados pela seca, o resultado da vacinação deixa a Bahia bem acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para estados livres de febre aftosa com vacinação.
Com um total de 4.808.965 milhões de bovinos e bubalinos até 24 meses existentes na Bahia, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), atingiu 92,89% de animais vacinados na 2ª etapa da campanha contra Febre Aftosa de 2012. Mesmo com os efeitos da seca no segmento da pecuária, a Agência concluiu o ano mantendo o Estado como status de Livre da Febre Aftosa com vacinação, garantindo a sanidade dos animais com alto índice vacinal. O resultado foi divulgado hoje (05) pela Seagri/Adab com o destaque para os municípios da Zona de Proteção, onde a vacinação acontece em todo o rebanho, com o índice de 94,83% de 268.388 mil bovinos e bubalinos existentes, superando as expectativas do setor.
As coordenadorias regionais com maior destaque foram as de Barrei.

Category: NOTÍCIAS | Views: 468 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa