Quinta-feira, 2024-04-18, 12:54 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Outubro » 30 » CAMAÇARI: MANIFESTANTES OCUPAM PREFEITURA EM DEFESA DE COMUNIDADE
10:03 AM
CAMAÇARI: MANIFESTANTES OCUPAM PREFEITURA EM DEFESA DE COMUNIDADE

Por volta de 16h cerca de 20 pessoas ocuparam a sede da Prefeitura de Camaçari em defesa da comunidade do Morro da Manteiga. De acordo com integrantes do coletivo Bloco de Resistência, os integrantes da ocupação são de movimentos sociais e também representantes dos moradores e que a desocupação está condicionada a uma audiência com o prefeito Ademar Delgado (PT).

 

Os moradores desejam que o prefeito garanta condições de moradia à comunidade, que supostamente foi expulsa da região no último dia 9 deste mês. A Polícia Militar cuidou da retirada dos moradores, então ocupantes uma região que é classificada como Área de Proteção Permanente (APP), mas que atualmente sofre obras do Governo da Bahia.

 

Segundo os ocupantes a prefeitura, após a expulsão os moradores foram levados para um abrigo e então rapidamente removidos do local. Desde então, as cerca de 100 famílias têm se revezado em casas de parentes e algumas delas agora vivem nas ruas da cidade. Os ocupantes alegam já ter tido uma promessa de audiência com o prefeito dada pelo secretário municipal de Governo, Sérgio Paiva, mas que esta não se concretizou.

 

Diante das dificuldades, os despejados do Morro da Manteiga decidiram radicalizar o movimento e dizem que só saem após audiência. "Nós vamos resistir. Isto se a PM não entrar aqui e expulsar todo mundo”, relatou uma militante que pediu para não ter sua identidade revelada. Procurada pela reportagem do Bocão News, a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que a desocupação do morro ocorreu por solicitação do Ministério Público Estadual por motivos de segurança e por ser irregular ocupar uma APP.

 

Além disto, relatou que a prefeitura fez uma triagem nos antigos habitantes do local e que cerca de 80% das pessoas retiradas de suas casas não provaram que tinham necessidade de receber atenção de políticas públicas compensatórias. Além disto, neste contingente há também famílias que sequer são moradoras de Camaçari. Os 20% que provou necessidade recebeu auxílio-aluguel e foi inscrito nos programas federais Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

 

A assessoria esclareceu também que, no dia da desocupação, a comunidade formada no Morro da Manteiga havia sido formada há cerca de um mês. A ação da polícia foi feita somente com a presença de seis famílias que estavam no local e que não houve violência. O morro fica na convergência de uma nascente de água e a obra feita no local é, na verdade, para ampliar estruturas de fornecimento de água da Embasa na região.

 

Por fim, a prefeitura depositou a responsabilidade da ocupação nos ombros do vereador oposicionista Elinaldo Araújo (DEM), que teria pessoalmente patrocinado não só esta como outras ações contra a prefeitura. Por conta disto, a gestão acionou a polícia para investigar a ligação do parlamentar com incidentes ocorridos recentemente na cidade.

Fonte: Bocão News
Category: NOTÍCIAS | Views: 350 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa