Sexta-feira, 2024-04-26, 3:35 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Abril » 7 » CAMAÇARI : EDITAL DE MATRIZ AFRICANA DA SETRE APOIA QUILOMBO
4:03 PM
CAMAÇARI : EDITAL DE MATRIZ AFRICANA DA SETRE APOIA QUILOMBO

Há cerca de dez anos, quando estava em plena atividade, a casa de farinha do Quilombo de Cordoaria, localizado no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, produzia meia tonelada de farinha por dia. Agora, em fase final de reforma e modernização, deve voltar a produzir muito mais até o final deste mês.

A retomada dessa importante fonte de renda para a comunidade é parte do Projeto Multicultivo Quilombolas de Cordoaria, contemplado pelo pelo Edital de Apoio a Empreendimentos de Matriz Africana, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e que foi lançado na segunda-feira (6), na sede do Quilombo.

O projeto, executado pelo Centro de Atividades Sócio Educativo Capoeira e Engenho, com um investimento de R$ 121 mil, busca também potencializar a produção agrícola e apoiar a criação de um banco de sementes e o reflorestamento de biriba e a plantação de cabaças. 

Ao todo, o projeto vai beneficiar 50 famílias, como a de Florisvaldo Gomes, conhecido como Dadu. Ele destaca a importância econômica e simbólica da ação, enfatizando que a agricultura familiar, em especial a farinha, sempre foi a base econômica e alimentar da comunidade. “E fortalecer isso é fortalecer a nossa tradição”.

Presente no evento, o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, reafirmou o compromisso do Governo do Estado na melhoria de vida dos baianos. “Com pequenos recursos, podemos fazer grandes obras, como é o caso desse projeto, que vai estimular o trabalho coletivo, um dos fundamentos da economia solidária. O projeto é um dos é um dos 54 contemplados pelo Edital de Apoio a Empreendimentos de Matriz Africanas.

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 324 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa