Sexta-feira, 2024-03-29, 10:09 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 14 » CALDEIRÃO GRANDE: FESTIVAL DO LICURI REÚNE CENTENAS DE AGRICULTORES
8:44 AM
CALDEIRÃO GRANDE: FESTIVAL DO LICURI REÚNE CENTENAS DE AGRICULTORES

VEJA MAIS FOTOS 

O povoado de São Miguel, localizado no município de Caldeirão Grande, no Centro Norte baiano, a 333 quilômetros de Salvador, foi cenário neste domingo (12), da 8ª edição do Festival do Licuri. O evento, organizado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES) teve a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e reuniu participantes centenas de agricultores de 10 municípios da caatinga.

A programação, realizada com o apoio da prefeitura de Caldeirão Grande e da Secretária Municipal de Agricultura (Semagri), movimentou os moradores da cidade que, desde cedo, participaram de missa na sede do distrito, abertura oficial dos festejos e plantio do licuri, além de se divertirem com a apresentação da Fanfarra Municipal de Capim Grosso, concurso de quebradeiras de licuri e barraquinhas com exposição de artesanato da terra e deliciosas iguarias. 

O titular da SDR destacou que o governo estadual vem trabalhando fortemente com ações voltadas às cadeias produtivas da Bahia, com a implantação de projetos produtivos e de geração de emprego e renda. "Essa é uma festa de resgate da cultura e de preservação do licuri e o governo estadual tem o compromisso de investir em cadeias produtivas prioritárias do estado. São os trabalhadores rurais que produzem a maior parte dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros. Se a roça não planta, a cidade não janta”, disse.

Para Jerônimo Rodrigues, a valorização do interior do estado é fundamental para o desenvolvimento e consolidação de boas políticas públicas para as comunidades que vivem no campo. “É com muita alegria que o governo criou uma secretaria para este público. É este povo que com as mãos calejadas constrói pontes, estradas, escolas e produz alimentos. Aqui, vamos investir na cadeia do licuri, seja na área da indústria, da capacitação, com assistência técnica, ou no apoio à comercialização. Vamos atuar com a equipe do projeto Pró-Semiárido, porque temos que ser como os licuris, resistentes, produtivos e bonitos, mas acima de tudo da terra, do lugar onde nascemos”.

Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, parlamentares, técnicos da SDR e da CAR, o prefeito do município João Neto, e vários representantes de cooperativas e associações dos municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, entre outras localidades.

Festival

Com o tema Resgatando os sabores locais, o evento celebra a cultura entorno do Licuri e difunde a importância da espécie, a necessidade de preservação, seus valores nutricionais e culinários, além de ser um momento de troca de saberes e experiências entre produtores, consumidores e visitantes. Aliada às belezas do artesanato local, a festa teve a participação de cooperativas como a Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), apoiada pela SDR/CAR, que trouxe produtos deliciosos como a geleia de umbu, doces cremosos, de corte, light, sucos, compotas e polpas, entre outros.

Caldeirão Grande, segundo o último Censo do IBGE, possui 12.485 habitantes e reúne milhares de pés de licurizeiros. Muitos produtores vivem da colheita, produzindo doces, óleos e artesanato. O licuri é fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado principalmente nos estados da Bahia, região de caatinga, em municípios como Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Caldeirão Grande.

A palmeira apresenta frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, entre outros, além de artesanatos e bijuterias e são comercializados pela COOPES na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais.

A festa é um verdadeiro Festival de cultura e tradição, onde o povo canta, dança, encontra com amigos, degusta sabores do licuri, participa de concursos e promove muita alegria e diversão para todas as idades.

 

 

Category: NOTÍCIAS | Views: 531 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa