Quinta-feira, 2024-04-25, 8:27 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Abril » 18 » CABELEIREIRA VIU NA FORMALIZAÇÃO A OPORTUNIDADE PARA CRESCER
10:51 AM
CABELEIREIRA VIU NA FORMALIZAÇÃO A OPORTUNIDADE PARA CRESCER

A informalidade ainda está entre os principais problemas da economia. O trabalhador que mantém seu empreendimento na ilegalidade fica a margem dos benefícios que a atividade legal lhe proporciona. Esta era a realidade da cabeleireira Maria das Neves Souza Santos, que trabalha na cidade de Campo Formoso, norte da Bahia.


Para Maria se tornar empresária não era tão simples, mas com a Lei Complementar nº 128, em vigor desde junho de 2009, foi criada a figura jurídica do Empreendedor Individual (EI), que barateou os custos para os trabalhadores por conta própria legalizarem suas empresas. Foi a oportunidade que a cabeleireira esperava.

Maria trabalhava como cabeleireira em um quarto, dentro da sua residência. Estimulada pelo Sebrae, em maio de 2010, resolveu se formalizar e a partir daí tudo mudou. "Me cadastrar como EI e ter meu CNPJ foi o início de tudo. Através das consultorias do Sebrae e cursos observei que fazia tudo errado e que estava na hora de mudar", contou entusiasmada.

Separar as contas pessoais das contas do salão foi uma das primeiras ações da nova empreendedora individual. "Daí por diante, tudo começou a fluir", explica. Organizar estoque, buscar parcerias com representantes e distribuidores também ajudou a alavancar os negócios.

Frutos da organização

Formalizada e de posse de informações valiosas, a cabeleireira buscou crédito e saiu do aluguel. Com salão moderno, aumento do número de cliente e novas demandas, a categoria de EI já não atendia as necessidades. Em 2012, Maria das Neves migra para a situação de microempresa e abre a By Neves Atelie.

Com a mudança o salão ganhou novos equipamentos, como estufas para escovas, aquecedor para ampolas, cadeiras hidráulicas e lavatórios duplos, e a recente e mais importante conquista, a contratação de três funcionárias com carteira assinada. 

Vencendo as dificuldades

Depois das primeiras consultorias do Sebrae, Maria das Neves não parou mais. Para ela, participar de congressos, cursos e dedicar duas horas diárias aos estudos, à torna uma empresária mais alerta e melhora a autoestima.

"O Sebrae me abriu portas e a mente. Depois que conheci a entidade comecei trabalhar as minhas dificuldades. Participei de um curso de oratória, organizado pela instituição, faço parte do Empreender através do Núcleo de Cabeleireiras e não vou parar", garantiu Maria das Neves que hoje assina uma coluna de tendências de moda em um jornal da cidade.

A empresária participou do Congresso do Empreendedor em 2010, evento em que a despertou para a migração de categoria para microempresa. Em 2011, com o apoio do Sebrae participou da Feira Internacional Beauty Fair e este ano enviou uma colaboradora da sua empresa para integrar uma missão do Sebrae que foi até a Hair Brasil 2012, em São Paulo.

Para o coordenador da Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira Pereira, o mercado cada vez mais competitivo obriga que o empresário busque o conhecimento e o Sebrae facilita nesta busca. "O caminho para o sucesso é o conhecimento através do investimento nas soluções do Sebrae. Para se manter no mercado competitivo, tem que ser diferente, implantar os processos no negócio, melhorando sempre o ambiente do trabalho, práticas gerenciais e inovação. Isso a senhora Maria das Neves tem buscado a todo momento junto ao Sebrae", destaca o coordenador do Sebrae.

Cursos

Neste mês de abril a Regional de Jacobina realiza três oficinas do Sebrae Empreendedor Individual (SEI). Em Capim Grosso e Miguel Calmon a oficina acontece dia 19; no município de Serrolândia o evento será realizado dia 25.

Mais informações e inscrições para estas oficinas e outras capacitações basta procurar o Ponto de Atendimento em Jacobina na Rua Senador Pedro Lago, nº 100, salas 1 e 2, centro. Telefone (74) 3621-4342.


TEXTO
Tamara Leal
Agência de Notícias Sebrae Bahia
(74) 9121 - 1018 (Tim) ou 8805 - 5269 (Oi)
Category: NOTÍCIAS | Views: 664 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa