Terça-feira, 2024-04-23, 9:01 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 6 » BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA CELEBRA 30 ANOS COM ATIVIDADES GRATUITAS
2:25 PM
BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA CELEBRA 30 ANOS COM ATIVIDADES GRATUITAS

Os 30 anos de fundação da Biblioteca Anísio Teixeira, no próximo dia 12, serão celebrados pela Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a partir desta terça-feira (7), com a realização de uma semana de atividades culturais gratuitas. Há 115 anos, na mesma data, nascia o patrono da unidade, o educador caetiteense Anísio Teixeira. 

Maior referência em atendimento para o público surdo na Bahia, a Biblioteca, que funciona no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador, vem promovendo nos últimos seis anos iniciativas voltadas para deficientes auditivos, tendo beneficiado cerca de 800 pessoas. São palestras, cursos, oficinas de teatro e contação, realizadas pelo Setor de Atendimento à Criança e Adolescente Surdo (Sacas).

Da programação comemorativa constam palestras, oficinas, apresentação musical, recital de poesias, desfile de fantasias com materiais reciclados e aulas de dança. Na terça, o educador Bruno Vivas fará palestra sobre Anísio Teixeira e haverá um bate-papo com a intérprete de Libras, Isabela Miranda, com tema ‘Quebrando a Barreira da Comunicação entre Surdos e Ouvintes’. 

Acervo e premiações

A Biblioteca Anísio Teixeira reúne o mais amplo acervo de livros do estado voltado para a educação dos deficientes auditivos. São cerca de 100 títulos, incluindo didáticos, clássicos da literatura infantil, história e dicionários na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para o público infanto-juvenil, a biblioteca costuma exibir filmes da literatura clássica mundial e documentários com temas que abordam sobre sexualidade e prevenção às drogas. Também integram a parte de lazer, as atrações lúdicas como dominó e jogo da memória com figuras representativas na linguagem de sinais.

Para ampliar o alcance de suas ações especializadas, a Biblioteca mantém diversas parcerias com organizações sociais como a Associação Sons no Silêncio (Aesos). Como parte de um programa de modernização e qualificação de dez bibliotecas em todo o País, a Biblioteca Pública do Estado (Barris), unidade da Fundação Cultural do Estado (Funceb) também receberá capacitação de seus funcionários em Libras este mês.

Atividades voltadas para o público surdo também fizeram a Biblioteca Anísio Teixeira ser reconhecida e contemplada em diversos seminários culturais de relevância nacional e internacional. Em 2012, por exemplo, a instituição participou do 5 º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, que ocorreu em São Paulo, divulgando para aproximadamente 500 bibliotecários, escritores e palestrantes de todo o Brasil o trabalho realizado pelo Sacas. 

No ano passado, foi a vez da instituição ganhar notoriedade no 8º Seminário Nacional de Bibliotecas Braille (Senabraille), no qual foram discutidas todas as atividades culturais que costumam acontecer na biblioteca. A programação completa da semana de atividades está disponível no site da Fundação Pedro Calmon. 

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 260 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa