Sexta-feira, 2024-03-29, 11:27 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Janeiro » 29 » BARRAGENS DO ESTADO SERÃO OPERADAS PELA CERB
10:32 AM
BARRAGENS DO ESTADO SERÃO OPERADAS PELA CERB

A partir de agora todas as barragens do estado serão operadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (Cerb), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, acompanhado pelos secretários Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Bruno Dauster (Casa Civil) e Victor Bonfim (Agricultura), durante reunião estratégica realizada no município de Ponto Novo, no centro norte baiano, com o objetivo de oferecer soluções para a segurança hídrica no Distrito de Irrigação de Ponto Novo.

O secretário informou ainda que a SIHS vai implantar o dispositivo Fusegate na Barragem de Ponto Novo ainda este ano, iniciativa que deixou satisfeitos prefeitos, produtores e lideranças presentes também no encontro, realizado na quinta-feira (28). A comitiva também visitou a barragem, que está vertendo atualmente 20 metros cúbicos/segundo (m3/s), mas alcançou o patamar de 97 no último dia 20, com uma lâmina de 48 centímetros de água acima do vertedouro. “Isto significa segurança hídrica para a região, porém, ainda em alerta quanto ao uso racional dessa água”, enfatizou Peixoto, informando que durante o pico das chuvas (dia 20), as barragens de Pedras Altas e França chegaram a verter 73 m3/s.

O secretário informou ainda sobre a barragem de São José do Jacuípe, próxima a Pedras Altas, que está com índices de água subindo. Atualmente, o local está com 49 milhões de metros cúbicos, ou seja, 14% da sua capacidade total de armazenamento, que estava em 1,17% no começo do ano. “A importância da chegada dessa água em São José do Jacuípe é que, com isso, teremos condições de dar suporte hídrico para abastecer a Adutora do Sisal, responsável por atender a 12 sedes municipais e mais 173 localidades da região, num total de 22 cidades, beneficiando 210 mil pessoas”.

A barragem de São José do Jacuípe é uma das maiores operadas pela Cerb, com 350 milhões de metros cúbicos. “O potencial de armazenamento de sua água suporta, inclusive,o volume que verte da barragem do França”, afirmou o secretário. Na última visita à região,em novembro de 2015, os dirigentes das SIHS acompanharam de perto uma realidade bem diferente devido à crise hídrica. “As barragens passavam por um período muito crítico, com curvas descendentes vertiginosas e ainda mais preocupantes em função do fenômeno El Nino, com falta de chuvas”, informou o diretor de Integração Municipal, Marcello Abreu. “As chuvas de agora são boas e nos dão um fôlego para concluir as obras e medidas anunciadas pela secretaria”.

Segundo o diretor, o cenário de outra importante barragem da Bacia do Rio Itapicuru e que desde 1989 não apresentava bons índices hídricos - a barragem de Jacurici. “Trata-se de uma grande, com 146 milhões de metros cúbicos, mais do triplo do volume de Ponto Novo e que também sangrou com essas chuvas, favorecendo a segurança hídrica na região”. Na sua avaliação, Governo do Estado tomou a decisão exata com a operacionalização das barragens por parte da Cerb.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)

Category: NOTÍCIAS | Views: 369 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa