Quinta-feira, 2024-04-25, 10:43 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Setembro » 21 » BAHIA TERÁ FIM DE SEMANA SEM CHUVA E TEMPERATURA ELEVADA NA MAIOR PARTE DO ESTADO
6:23 PM
BAHIA TERÁ FIM DE SEMANA SEM CHUVA E TEMPERATURA ELEVADA NA MAIOR PARTE DO ESTADO


As condições do tempo na Bahia nesse final de inverno não deverão sofrer mudanças significativas em comparação aos níveis registrados nas últimas semanas. Desta sexta-feira (20), até o próximo domingo, uma massa de ar quente e seco vai continuar influenciando a temperatura, mantendo o céu ensolarado e sem chuva em grande parte do estado, exceto em áreas mais próximas do litoral sul e do Recôncavo, inclusive Salvador, onde pode ocorrer chuva fraca.

De acordo com boletim meteorológico divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a massa de ar está atuando com mais intensidade nas regiões oeste, São Francisco, norte, Chapada Diamantina e sudoeste, onde, além de inibir presença de chuva, também contribui para elevar a temperatura e reduzir a umidade do ar.

Ainda segundo o boletim do Inema, a situação é mais preocupante nas regiões do oeste, São Francisco e norte, onde são esperados níveis de temperatura mais elevados (com máxima de até 36°C) e os menores índices de umidade relativa do ar (com mínima em torno de 30%). Com isso, continuam altas as chances de ocorrência de queimadas, principalmente no oeste e áreas do São Francisco.

Para as regiões da Chapada Diamantina e do sudoeste, onde a influência da massa de ar para o tempo será de menor intensidade, a temperatura nos próximos dias vai continuar típica de inverno, com mínima que pode chegar aos 15ºC, principalmente nas áreas serranas.

Nas áreas do Recôncavo, nordeste e sul, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico influenciam as condições do tempo, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade chuva fraca. Conforme as  previsões, as maiores chances de chuva estão nas localidades mais próximas do litoral das regiões sul e Recôncavo, que incluem Salvador e região metropolitana.

 

Maré e radiação - Desta sexta-feira até o próximo domingo, a maré deverá atingir sua altura máxima em torno de 4h30 e das 16h30, com níveis variando de 1,9 a 2,6 metros. A altura mínima deverá ocorrer por volta de 10h30 e das 22h30, com índices oscilando entre 0,1 a 0,3 metro. As ondas previstas para o mesmo período deverão ter agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Uma das características do final do inverno é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, com a conseqüente elevação dos ídices de radiação ultravioleta (IUV's), como está previsto para esta sexta-feira (20) até o próximo domingo (22), com indices variando entre 11 a 13.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) esses níveis de IUV’s fazem parte da categoria de intensidade ‘extrema’, sendo recomendado cuidado quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, inclusive com o uso de protetor ou filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 363 | Added by: monica01 | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 8
Convidados: 8
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa