Quinta-feira, 2024-04-25, 8:03 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Abril » 11 » BAHIA TEM MAIS UMA UNIVERSIDADE FEDERAL APROVADA
12:50 PM
BAHIA TEM MAIS UMA UNIVERSIDADE FEDERAL APROVADA


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nessa quarta-feira (10), de forma terminativa no âmbito da Câmara Federal, o projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), a quarta Instituição de ensino superior conquistada pelo Estado nos últimos 10 anos. O processo iniciou-se com a realização de audiências públicas com os Ministérios da Educação e da Integração Nacional e, posteriormente, com audiências com a Universidade Federal da Bahia. As discussões foram promovidas pelo deputado federal Zezéu Ribeiro, destacando a participação do então reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, que atualmente coordena a implantação da universidade no sul. Após a aprovação pela CCJ, o projeto segue para aprovação no Senado. 

Para o deputado Zezéu Ribeiro, a aquisição de uma nova universidade para o estado é a construção de um projeto nacional que retoma o ensino superior no interior do país, inclusive com a capacitação da juventude dessas regiões, que não tem acesso a universidade. "Nos últimos 10 anos, já conquistamos 14 universidades federais em todo o país”, pontua Ribeiro. 

O projeto da UFSBA prevê a instalação de campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, que será sede da Reitoria. Os campi vão gerar cerca de 10.800 novas vagas nos níveis de ensino superior, sendo 12 Bacharelados Interdisciplinares (BI) em 4 grandes áreas de conhecimento, 15 Licenciaturas Interdisciplinares (LI) em 5 eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena (CPL), 10 Residências, 19 Mestrados e 9 doutorados. Além disso, Cursos Superiores Tecnológicos (CST) e Cursos de Formação Sequencial Universitária (CFSU) serão oferecidos em parceria com Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBaiano), IFBA, SEBRAE e órgãos do Sistema S que atuam na região. 

O diferencial da UFSBA são os colégios universitários, onde os estudantes cursarão os dois primeiros anos do curso. Os colégios universitários serão instalados em municípios que possuam acima de 20 mil habitantes e com população estudantil compatível com os cursos.

Outras oportunidades 

Além da UFSBA, também está em tramitação na câmara a aprovação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA). A nova universidade será a transformação do campi Edgar Santos, da UFBA de Barreiras, em uma Universidade Federal independente. A UFOBA prevê campi nas cidades de Luiz Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Barra, estando prevista extensão para o município de Santa Maria da Vitória.

Fonte: Voz da Bahia

Category: NOTÍCIAS | Views: 491 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa