Terça-feira, 2022-11-29, 1:08 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Outubro » 22 » BAHIA RECEBE 310 PROFISSIONAIS NA SEGUNDA ETAPA DO MAIS MÉDICOS
10:53 AM
BAHIA RECEBE 310 PROFISSIONAIS NA SEGUNDA ETAPA DO MAIS MÉDICOS


Representantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e de municípios que se cadastraram para serem contemplados com profissionais viabilizados pelo Programa Mais Médicos, se reuniram na tarde desta segunda-feira (21), na Oficina de Alinhamento do 2º Ciclo do programa. Durante o evento, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, foi anunciado que a Bahia irá receber mais 310 médicos pelo programa, sendo 277 intercambistas (estrangeiros) e 33, que concluíram a graduação no Brasil.

De acordo com o vice-coordenador nacional do programa, Jerzey Timóteo, os médicos já estão no país. "Estão passando por um curso de formação em cidades como Vitória e Brasília”. Ele também informou que, entre os médicos intercambistas, estão profissionais de países como Cuba, Argentina e Portugal. "Também tem brasileiros que concluíram medicina no exterior”.

Conforme a subsecretária estadual da Saúde, Suzana Ribeiro, os médicos chegarão à capital baiana entre os dias 26 e 28 de outubro. "Depois do curso de formação realizado pelo Ministério, eles [os médicos] permanecerão em Salvador durante uma semana, realizando atividades sob a coordenação da Sesab. Em seguida, serão designados para os municípios selecionados, que se cadastraram e apresentaram a demanda de profissionais médicos”, explica.

Durante o encontro realizado no IAT, o presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e secretário de Saúde de Dias D’Ávila, Fabiano Ribeiro elogiou o desempenho do Programa Mais Médicos na Bahia. "É um momento de avaliação da primeira etapa. Isso vai nos permitir avançar cada vez mais. É um programa que nos dá fôlego, pois tem ficado cada vez mais caro contratar um médico para cidades do interior”.

Ribeiro também conclamou aos gestores municipais, em especial, os secretários municipais de Saúde, a darem o respaldo necessário aos médicos nas suas respectivas cidades."Temos uma responsabilidade enorme com o programa. Dar todas as condições a estes profissionais assim que eles chegarem aos nossos municípios faz parte do sucesso do programa”, ressalta.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, disse que o município já foi contemplado com quatro profissionais brasileiros pelo Mais Médicos. "Eles têm dado uma resposta positiva à saúde da nossa cidade. Mas ainda existe esta demanda em Juazeiro. Sejam brasileiros ou estrangeiros, precisamos de mais destes profissionais".

Nesta terça-feira (22), em Brasília, a presidente Dilma Rousseff sanciona a Medida Provisória, que oficializa a criação do Programa Mais Médicos. O texto do documento foi aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira (16). O secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla participa do evento, as 11h, na capital federal.

Fonte: Sesab

Category: NOTÍCIAS | Views: 297 | Added by: monica01 | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa