Domingo, 2021-11-28, 6:15 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Calendario
Metereologia
Main » 2012 » Novembro » 15 » BAHIA REAFIRMA POLÍTICAS VOLTADAS PARA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMObetismo
11:51 PM
BAHIA REAFIRMA POLÍTICAS VOLTADAS PARA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMObetismo

No Dia Nacional da Alfabetização - 14 de novembro -, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia reafirma a política educacional do governo, por meio de dois projetos prioritários - o Todos pela Alfabetização (Topa), maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos do país, tendo alfabetizado mais de um milhão de pessoas em 322 municípios baianos desde 2007, quando foi criado, e o Pacto com Municípios, que tem o propósito de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.

Segundo o secretário Osvaldo Barreto, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado no último dia 8, em Brasília, evidencia que a Bahia está alinhada à política do governo federal, por intermédio do Pacto com Municípios. O projeto, uma parceria do Estado com 329 municípios, atende a quase 288.365 mil estudantes de 11.101 escolas. Implantado em 2011, tem o mesmo objetivo do pacto nacional, que é promover a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos.

"O Pacto com Municípios é o primeiro compromisso do programa Todos pela Escola, criado para alfabetizar as crianças na idade certa, evitando a evasão e a repetência e garantindo aos nossos estudantes o sucesso no percurso escolar. O Topa também é prioridade do Governo estadual na área da educação e, a cada dia, vem ganhando mais parceiros na luta pela erradicação do analfabetismo e inclusão social na Bahia”, enfatiza Barreto.

 

Topa - A coordenadora estadual do Topa, Elenir Alves, explica que "o projeto trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade”. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. "A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa e, este ano, focamos na qualidade do programa, que já está consolidado”.

A presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), Ana Teixeira, considera que o Estado já pode comemorar a consolidação do Topa como um projeto importante para a educação, pois resgata uma dívida social com os analfabetos baianos. "O Topa estimula, na sociedade, a sensibilização para o direito à educação, que é de todos”.

A coordenadora de turmas do Topa, em Salvador, Telma Santos de Jesus, acredita que a maior relevância do Topa está na nova oportunidade que o projeto dá aos que não tiveram chance de serem alfabetizados na idade certa. "É uma esperança que se abre para as pessoas que não frequentaram turmas regulares na idade adequada. E, nas turmas do Topa, elas se identificam e têm um bom rendimento”.

Category: NOTÍCIAS | Views: 405 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa