Sexta-feira, 2024-04-26, 3:59 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Fevereiro » 18 » BAHIA É RECONHECIDA MUNDIALMENTE COMO ZONA LIVRE DA AFTOSA
2:31 PM
BAHIA É RECONHECIDA MUNDIALMENTE COMO ZONA LIVRE DA AFTOSA

Reconhecida em todo território nacional, a extinção da Zona Tampão da Bahia acaba de ser também reconhecida internacionalmente pela Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que aprovou relatório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), encaminhado pelo Ministério da Agricultura, sobre o fim da Zona Tampão e a criação da Zona de Proteção no Estado.
Com a decisão, a Bahia passa a ser mundialmente reconhecida como ‘zona livre de aftosa com vacinação’, colocando toda a pecuária baiana no mesmo status sanitário, e sem restrições quanto ao comércio e trânsito de animais. A criação definitiva da Zona de Proteção deve ocorrer em maio, após a realização da Plenária Anual da OIE, organizada para discutir os assuntos relacionados à sanidade animal em todo o mundo.
"Este é mais um momento para comemorar, por se tratar de mais uma etapa conquistada pelo Governo do Estado, que tem o objetivo maior de tornar a Bahia livre de aftosa sem vacinação até 2014”, ressaltou o secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles. Segundo ele, "agora projeta-se um fortalecimento do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa e um novo cenário para a pecuária nacional, tornando-a mais igualitária, competitiva e com possibilidades reais de inclusão social”.
A zona tampão foi oficialmente extinta na Bahia, após a publicação da Instrução Normativa nº 45, no Diário Oficial da União, de 28 de dezembro pelo Ministério da Agricultura. A partir daí, cerca de 10 mil criadores, com um rebanho de aproximadamente 255 mil cabeças, passaram a integrar a comercialização e o trânsito de animais em todo o Estado. "Com isso, houve um fortalecimento da agropecuária baiana, na medida em que tornou o negócio pecuário mais justo e igualitário nos oito municípios componentes da região”, destacou o diretor da Adab em exercício, Paulo Emílio Torres, lembrando que os índices de vacinação contra febre aftosa nos municípios de Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto, acima de 97%, estão entre os maiores do Estado.

Category: NOTÍCIAS | Views: 803 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 53
Convidados: 53
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa