Quarta-feira, 2024-04-24, 9:09 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2010 » Agosto » 16 » AVIÃO CAI ATINGIDO POR UM RAIO
2:51 PM
AVIÃO CAI ATINGIDO POR UM RAIO

Uma passageira morreu quando um avião caiu após ser atingido por um raio ao pousar no início da manhã desta segunda-feira(16) na ilha caribenha de San Andrés, no norte da Colômbia. Ao chocar-se com a pista na aterrissagem, o avião, que vinha da capital colombiana, Bogotá, perdeu os motores e se partiu ao meio, segundo a Aeronáutica Civil.

A lista de passageiros inclui seis americanos, cinco franceses, três brasileiros, quatro costarriquenhos e dois alemães, disse o coronel Hector Carrascal, diretor de serviços de navegação na Autoridade de Aviação Civil da Colômbia.

O Itamaraty disse ter informações de que três brasileiros estão hospitalizados e que a Embaixada do Brasil em Bogotá está acompanhando o caso. Segundo a agência EFE, a polícia informou, em comunicado, que os brasileiros foram identificados como Ramiro Lobo, Maria Lobo e Catherine Lobo. Nenhum deles sofreu lesões de gravidade, mas permanecem sob observação médica.

De acordo com operações médidas, Amar Fernandez de Barreto, de 65 anos, morreu ao sofrer um infarto momentos depois do acidente. O número de feridos não estava claro na manhã desta segunda-feira, com a polícia nacional indicando que 6 das pelo menos 127 pessoas a bordo escaparam ilesas, enquanto o jornal colombiano El Tiempo afirmou que 115 ficaram feridas no acidente. Entre as pessoas que escaparam sem precisar de atendimento médico está um bebê de 18 meses. Os feridos foram levados a dois hospitais, mas a maioria já recebeu alta.

O diretor de um dos hospitais, Robert Sánchez, indicou à emissora "RCN" que o caso mais grave é o de uma menina de 11 anos, que passou por cirurgia. "Os pacientes que precisavam de cirurgia já saíram bem. Temos problema com uma menina que fez uma cirurgia cerebral e precisa urgentemente sair do local em um avião-ambulância", disse o médico.

Também havia informações conflitantes sobre quantas pessoas estavam na aeronave. Inicialmente, a polícia nacional da Colômbia afirmou que seriam 131 - 121 passageiros adultos, quatro menores e seis tripulantes. Uma lista da polícia divulgada posteriormente, porém, indicou 127 pessoas a bordo - 121 passageiros e seis tripulantes

Pedro Gallardo, governador da ilha de San Andrés, classificou o desfecho do incidente de milagre. "Damos graças ao Todo Poderoso pelo milagre que concedeu a esse belo arquipélago", comentou. "O comandante, o copiloto e toda a tripulação, graças a Deus, estão a salvo. Estamos na clínica onde um grande número de passageiros foi tratado, todos, absolutamente todos estão fora de perigo, mas com ferimentos em diversos graus", contou o governador à Rádio Caracol.

O Boeing 737-700 da companhia aérea Aires sofreu o acidente quando aterrissava à 1h49 local (3h49 no horário de Brasília) no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla em meio a uma forte tormenta, segundo informações do coronel Gustavo Barrero Barrero, comandante do Grupo Aéreo do Caribe da Fuerza Aérea Colombiana (FAC), citado pelo jornal colombiano El Tiempo.

Avião que caiu é visto aos pedaços ao longo da pista de aeroporto na ilha de San Andrés, na Colômbia

"A aeronava que fazia a rota Bogotá-San Andrés aterrissava em meio a uma intensa tormenta quando um raio potente ocasionou seu descontrole na cabeceira da pista 06", disse Barrero. "A habilidade do piloto evitou que o avião colidisse com o aeroporto", disse Barrero.

O piloto do avião, capitão Wilson Gutiérrez, confirmou que, quando faltavam 80 metros para chegar à cabeceira da pista, a aeronave foi atingida por raio. O aeroporto suspendeu suas operações. Por enquanto, estão suspensas todas as decolagens e chegadas no aeroporto de San Andrés, um dos pontos mais turísticos do Caribe colombiano.

"Até que começou a descer íamos bem (...), depois não posso dizer, porque recebemos o golpe", contou à rádio Caracol Heriberto Rúa, um dos passageiros que sobreviveu ao acidente, juntamente com a esposa e os cinco filhos, todos com ferimentos leves.

Várias testemunhas citadas pelo El Tiempo dizem que, no momento do pouso, ocorria um fenômeno de tormentas elétricas, o que teria originado o raio que deixou a aeronave partida em três sobre a pista do terminal aéreo.

Um patrulheiro da Polícia Nacional diz ter ouvido um estrondo na altura da cabeceira da pista e logo depois viu o impacto do raio no avião. Entretanto, as autoridades preferem aguardar os resultados da investigação para oferecer um relatório oficial. A queda será agora investigada por uma comissão formada por autoridades aeronáuticas civis e a Força Aérea colombiana.

Avião que vinha de Bogotá caiu durante o pouso na ilha caribenha de San Andrés

Category: NOTÍCIAS | Views: 690 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa