Quinta-feira, 2024-03-28, 8:05 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Outubro » 20 » AULÃO PREPARA ESTUDANTES BAIANOS NA RETA FINAL PARA O ENEM
9:04 AM
AULÃO PREPARA ESTUDANTES BAIANOS NA RETA FINAL PARA O ENEM
Faltando menos de uma semana para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes da rede estadual de ensino participaram de um aulão preparatório para a prova na sede do Colégio Estadual Ruth Pacheco, no bairro de Nova Sussuarana, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (19). Incentivador da educação como fator de transformação social, o governador Rui Costa acompanhou o evento ao lado dos alunos.
 
"Para mim, a estrutura física é importante, porém mais importante que a estrutura é a dedicação e a paixão de alunos e professores em busca do conhecimento. Tenho muito claro que é dentro da escola que estamos construindo o nosso futuro, um estado melhor, um país muito melhor", afirmou o governador. 
 
As aulas foram ministradas pelo professor e secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, e por professores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), responsáveis por transmitir para toda a Bahia o conteúdo exigido no processo seletivo por meio de videoconferência. 
 
No aulão, temas como democratização dos meios de comunicação, crise de refugiados e guerra civil, ditadura militar e redução da maioridade penal foram abordados. Assuntos passados em sala de aula meses atrás foram revisados e dúvidas esclarecidas. Estudantes dos colégios estaduais Ruth Pacheco; Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB); Edvaldo Fernandes e Helena Magalhães, ambos de Tancredo Neves; e Mestre Paulo dos Anjos, do Bairro da Paz, participaram da atividade.

A realização do evento teve apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura (Secult), da Educação e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). “Nós apoiamos as diversas ações do governo que buscam a aproximação da comunidade. Acreditamos que por meio da escola podemos transformar a realidade e proporcionar a esses jovens a chance de ter uma vida melhor”, informou o titular da SJDHDS, Geraldo Reis.  

 
Fixação de conteúdo 
 
"O aulão nos torna mais capazes de alcançar bons resultados. Nos tranquiliza. A gente conseguiu relembrar de temas que tínhamos aprendido há muito tempo, além de aprender novos assuntos que vão cair na prova", destacou Diego de Jesus, 20 anos, aluno do Colégio Estadual Edvaldo Fernandes. 
 
O aulão contribui para a fixação do conteúdo, mas tem uma função psicológica para a realização da prova. De acordo com Jorge Portugal, o aluno precisa ter certeza sobre seu potencial para chegar à aprovação no exame. "O Enem marca o jovem emocionalmente. O que ele já estudou, ele sabe, mas existe aquele detalhe que foge da memória e que precisa ser lembrado. O suporte do aulão dá mais segurança e confiança para o estudante colocar em prática o que sabe", explicou o secretário. 

Porta para a universidade

Marcado para sábado (24) e domingo (25), o Enem é uma das principais portas para o ingresso de estudantes nas universidades. Para a professora de português Maristela Machado, o aulão é o desfecho de um trabalho que começou há muito tempo. "Eles [os alunos] se preparam desde o primeiro ano do ensino médio. Desde cedo, a gente trabalha com questões do Enem para deixá-los familiarizados com o exame. Nosso objetivo é o sucesso do aluno. Queremos ver todos eles aprovados". 
 
Segundo o secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, durante a semana, colégios estaduais de diversas partes da Bahia realizam aulões preparatórios para o Enem. "Essa questão do Enem ganhou corpo na rede estadual. Hoje existe a consciência em nossas escolas da importância da preparação dos alunos para eles alcançarem os melhores resultados", disse Barreto.
 
Talento revelado
 
A arte também foi protagonista no Aulão preparatório para o Enem. Aluno do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, em Salvador, Josenildo Almeida, conhecido como MC Feijão, animou o público presente. Mesmo dividindo o palco com autoridades, o garoto não se intimidou e levou mensagens importantes de superação por meio da música ‘O Saber de Transformar’, jingle da campanha do programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, desenvolvido pelo Governo do Estado.
 
“A escola sempre foi um fator importante na minha vida, no que diz respeito ao estímulo. Sempre tive a oportunidade de participar de oficinas desenvolvidas no colégio, participei de horta, projetos de arte. Foi lá que ganhei apoio para seguir meu sonho, que é ser cantor, viver de música”, ressaltou. MC Feijão ficou em terceiro lugar na etapa regional do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), projeto no qual os alunos inscrevem a própria música para competir com outros estudantes do estado. 
Category: NOTÍCIAS | Views: 406 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa