Sexta-feira, 2024-04-26, 6:24 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Dezembro » 29 » ANO DE 2015 FOI MARCADO PELA INOVAÇÃO DIGITAL NO DETRAN
2:46 PM
ANO DE 2015 FOI MARCADO PELA INOVAÇÃO DIGITAL NO DETRAN

O auxiliar administrativo Valter Reis Maciel estuda legislação de trânsito para tirar pela primeira vez a Carteira Nacional de Habilitação. O museólogo Anibal Gondim consulta informações do carro que pretende comprar para o filho. Valter não sabe da existência de Anibal, mas esses dois cidadãos têm em comum o uso do aplicativo móvel do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Lançado em agosto deste ano e disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativos, o app Detran.BA Mobile aprimorou ainda mais o atendimento no órgão baiano de trânsito e já garante mobilidade digital para mais de 100 mil motoristas e proprietários de veículos.

Entusiasta do aplicativo, o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, vê na ferramenta tecnológica uma nova possibilidade de atendimento ao público, desafogando os modelos presencial e por telefone. Na prática, o aplicativo trouxe mais eficiência e celeridade às demandas dos cidadãos que utilizam os serviços de trânsito na Bahia. Atento às inovações digitais que asseguram mobilidade quando o Estado dialoga com o cidadão, o governador Rui Costa previu o sucesso do aplicativo quando deu o sinal verde para a sua implantação. O sucesso foi comprovado, em dois meses de lançado, com mais de 100 mil downloads.

Conforme Maurício Bacelar, o aplicativo aprimorou o serviço oferecido no portal do Detran porque foi elaborado a partir de pesquisas nas redes sociais e na Central de Atendimento, realizadas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI). “Conseguimos integrar diversos conteúdos que possibilitaram agilidade, segurança e atualização das informações”, assegura Bacelar. O aplicativo foi desenvolvido dentro dos objetivos priorizados na Política de Tecnologia do Governo do Estado da Bahia, traduzidos na necessária integração e imediata disponibilização de informações aos usuários.

Como o aplicativo evolui diariamente, a diretoria do Detran-BA prevê, num futuro próximo, cada vez menos deslocamento do cidadão aos postos do órgão. “Estamos trabalhando para o cidadão obter a máxima comodidade e excelência de serviço, deslocando-se de sua residência ao local de atendimento em caso absolutamente excepcional”, afirmou o diretor.

Funcionalidade

Com o aplicativo na palma da mão, o motorista pode ser avisado do vencimento da carteira de habilitação; consultar pontos; saber da situação do licenciamento anual do veículo (valores, parcelas e pagamentos); ser informado sobre eventuais multas e consultar histórico; solicitar a Permissão Internacional para Dirigir; requerer a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação; pedir a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; checar pela placa a situação de um veículo suspeito de roubo; acompanhar resultados de exames e estudar para as provas da carteira de motorista em simulados.

Avaliado com uma nota média de 4,4, numa escala de 0 a 5, o aplicativo caiu no gosto dos usuários por oferecer uma interface no padrão Google, com imagens modernas. Qualquer pessoa pode navegar facilmente pelo aplicativo, que é autoexplicativo e vem se aprimorando com sugestões dos usuários. 

A consulta de veículo suspeito de roubo foi uma dentre as muitas sugestões dos usuários. Outra proposta acolhida foi a que permite a busca automática dos veículos do usuário proprietário, permitindo o cadastro de até cinco veículos de terceiros, para acompanhamento e notificações. 

Os benefícios do aplicativo são maximizados quando o usuário faz um cadastro com o e-mail pessoal e senha de acesso. Após o cadastramento, o usuário obtém automaticamente os dados do veículo, podendo ainda armazenar informações das consultas e acessar outros serviços. 

Usuários aprovam

O auxiliar administrativo, Valter Reis Maciel, disse que baixou o aplicativo no sistema Android para estudar, pelos simulados, questões teóricas de trânsito que podem cair na prova. “Pretendo, no ano que vem, tirar a Carteira Nacional de Habilitação e estou me preparando para a prova teórica”, afirmou. Ele acrescenta que estuda nas horas vagas e considera o aplicativo “uma mão na roda porque é fácil de navegar”. Também é disponibilizado para o sistema iOS. 

Após ler reportagens na imprensa sobre o lançamento do aplicativo, o museólogo Anibal Gondim baixou a versão atualizada, também Android, porque pretende comprar um carro usado para o filho. Ele disse que desistiu de uma compra quando lançou a placa do carro no aplicativo, sem o vendedor saber, e viu que havia uma restrição de roubo. “Foi a minha sorte. Imagine o prejuízo financeiro e a confusão que eu ia entrar se comprasse o veículo. A salvação estava na palma de minha mão e tudo muito rápido e prático”, ressaltou.

Dentre as vantagens do aplicativo disponibilizado nas lojas Apple Store e Play Store, Anibal destaca também a ajuda para cuidar do veículo, com lembretes sobre data de revisão planejada, próxima troca de óleo, checagem de pneu e durabilidade da bateria. “São informações que repercutem em segurança, como também é segurança a renovação do seguro do carro”, acrescenta.

Category: NOTÍCIAS | Views: 309 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa