Balanço divulgado nesta sexta-feira
(26) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou a expectativa
de migração de usuários, da segunda (2G) para a terceira geração (3G) de
serviços de telefonia móvel. Entre agosto de 2012 e abril de 2013, a agência
contabilizou um aumento de 14,53 milhões de pontos de tecnologia 3G, ao mesmo
tempo em que houve uma queda de 8,42 milhões de pontos 2G.
A quarta geração
(4G), iniciada mais recentemente, registrou pouco menos de 48,5 mil pontos
instalados. Com isso, o saldo contabilizado pela Anatel de adições líquidas
agregadas de tecnologias é 6,15 milhões de pontos no período.
"Como os dados de internet 2G e 3G estão
desagregados no relatório, [confirmamos] a tendência de migração [dessas
tecnologias]. O usuário agora quer mais do que voz. Quer a internet no seu
celular, e este é o desafio que as operadoras terão para melhorar a prestação
de serviços”, disse o presidente da Anatel, João Batista de Rezende, ao
apresentar a avaliação trimestral do setor.
A avaliação feita pela Anatel ocorre um ano
após o período de proibição de vendas de novos chips das operadoras, devido à
má qualidade na prestação dos serviços. A suspensão das vendas ocorreu entre 23
de julho de 2012 e 3 de agosto. Segundo a avaliação, as quatro operadoras
atingiram as metas nos serviços 3G, mas no 2G apenas a Claro atingiu o
parâmetro de referência.
A TIM é a empresa que lidera no número de
reclamações feitas à central de atendimento da Anatel, tanto em termos
absolutos como relativos. Houve 3,5 mil reclamações contra a empresa, apenas em
abril. Em segundo lugar, também em termos absolutos e relativos, está a Claro,
com pouco menos de 2,5 mil, seguido da Vivo, com cerca de 1,6 mil, e a Oi (1,5
mil).
Em termos relativos há apenas uma inversão de
posições entre a Oi e a Vivo, que passam a ocupar a terceira e quarta posição,
respectivamente. A central de reclamações da Anatel registra que a maior queixa
dos usuários é relativa a problemas na cobrança (48%).
Fonte: Itapoan Online |