Sexta-feira, 2024-04-26, 9:11 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 6 » AMPLIADA OFERTA DE CAPACITAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM SANTO AMARO
5:49 PM
AMPLIADA OFERTA DE CAPACITAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM SANTO AMARO

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Santo Amaro, órgão que na década de 70 deixou o município atrás somente de Salvador em relação à qualidade dos serviços prestados pelo Detran-BA, completa 40 anos em 2015. Parte das comemorações do aniversário da instituição aconteceu, na manhã desta segunda-feira (6), quando começou uma série de atividades do Programa de Educação para o Trânsito, com a presença do governador Rui Costa e de outras autoridades.

Três ações foram dedicadas ao público adulto. Tiveram início, na oportunidade, duas turmas do curso gratuito para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), direcionado a alunos carentes; quatro turmas para curso de capacitação de 140 mototaxistas e também de agentes de trânsito. As iniciativas fazem parte do acordo de cooperação, assinado na última segunda (29), entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Prefeitura de Santo Amaro. "Esse é o início da descentralização das ações do Detran. Estamos trabalhando para deixá-lo mais acessível a todos. O Governo do Estado quer garantir o bem-estar das pessoas no trânsito", afirmou Rui Costa.

Para as crianças, atividades lúdicas, como oficinas de pintura foram desenvolvidas com a temática do trânsito, envolvendo a importância do uso do cinto de segurança, o ciclismo, os cuidados dos pedestres e dos motoristas. Na oportunidade, oito bailarinos mostraram aos pequenos o que é preciso para ter segurança nas ruas, através da apresentação de dança ‘Balada Consciente’. Para o aprendizado ser completo, ações pedagógicas foram realizadas em uma Unidade Móvel de Educação para o Trânsito. Ainda no local, uma minipista foi disponibilizada para que o público infantil pudesse usar carrinhos elétricos para ter experiência em relação ao tráfego de veículos.

"O Detran está retomando a política de interiorização. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas. O trânsito deve representar liberdade, locomoção. Além disso, representa oportunidade de trabalho. Com a capacitação, por exemplo, os condutores passam a ter uma profissão e ganham a responsabilidade de fazer o certo para preservar a si mesmo, os pedestres e seus passageiros", ressaltou o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar.

Quem dirige todos os dias na cidade, como o professor Robson Costa, aprova a iniciativa. "O trânsito exige a capacidade do indivíduo saber conviver. O respeito e o acesso às leis serão fundamentais para que diminuam as infrações e os acidentes".

Inauguração de escolas

Ainda em Santo Amaro, e como parte das ações do Programa Educar para Transformar - Um Pacto Pela Educação, Rui Costa inaugurou duas escolas públicas na cidade. O Complexo Educacional Municipal Maria Luzia Costa dos Santos, que tem capacidade para atender até 1.600 estudantes e ganhou o nome da mãe do governador, já figura como uma das melhores infraestruturas de ensino do município. "Estou muito emocionado com a homenagem. Minha mãe foi minha maior incentivadora aos estudos", ressaltou Rui. Ele também reforçou que “a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento pessoal. Minha mãe já dizia que eu só tinha uma chance de crescer na vida. Esse caminho era o estudo. Essa escola é mais uma instituição em ótima condição para dar qualidade ao ensino da Bahia", destacou.

A instituição conta com 19 salas de aula, infocentro, biblioteca virtual, cozinha, quadra poliesportiva e área de lazer. Para a aluna Leice Dias, de 15 anos, a estrutura agradou. "A escola está bonita, é espaçosa, temos quadra de esportes e áreas para lazer. Além disso, as cadeiras estão novas. Enfim, estou vendo que nós, alunos, estamos passando a ter condições de aprender. Eu sou grata pela atenção e vou aproveitar essa chance de estudar".

O Centro Educacional Governador Luis Viana Filho, que foi ampliado e reformado, também foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira. Na passagem por Santo Amaro, o governador recebeu o título de cidadão santamarense pela contribuição para o desenvolvimento local.

Category: NOTÍCIAS | Views: 268 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa