Sábado, 2024-04-20, 5:25 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 18 » ALUNOS DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DE FÓRUM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
3:57 PM
ALUNOS DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DE FÓRUM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Estudantes da rede estadual de Educação Profissional tiveram seus projetos aprovados para apresentação no maior evento da área realizado no país, o III Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontece de 26 a 29 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. Os projetos estão relacionados ao tema central do evento – Diversidade, Cidadania e Inovação –, e serão expostos em atividades técnico-científicas, mostra de inovação tecnológica, feira de gastronomia, feira de economia solidária, atividades culturais, entre outros espaços. O público estimado é de 20 mil pessoas, nos quatro dias de fórum.

Tendo como principal objetivo levantar propostas para compor a plataforma mundial de Educação, o fórum também abre espaço para inovações tecnológicas que contribuem para a economia. Este é o objetivo do projeto “Aviário-Móvel – Uma alternativa de criação agroecológica de aves de subsistência na agricultura familiar”, que será apresentado na Feira de Economia Solidária. “Nosso projeto apresenta ao pequeno agricultor uma alternativa de aviário com baixo custo, desenvolvido com flechas do sisal, bastante comum na nossa região. Tenho certeza que irá ajudar outros agricultores presentes no fórum”, declarou a estudante do curso técnico em Agropecuária, Amanda Evangelista, 38 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (Ceep), no município de Santaluz.

O projeto “Panela sustentável aquecida com energia solar” desenvolvido pelas estudantes Mirela dos Santos e Taíse dos Santos Souza, 16 anos, é outro destaque a ser apresentado no Fórum. Taíse acredita que o FMEPT é a oportunidade de mostrar que o desenvolvimento social pode estar atrelado à sustentabilidade. “Nosso protótipo diminui o impacto ambiental, pois o cozimento através do aquecimento solar, não produz dióxido de carbono e ainda mantém o valor nutricional dos alimentos”, explicou a estudante do curso técnico em Agroindústria do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, no município de Jaguaquara. 

Participação

A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional (Suprof), é apoiadora do III FMEPT e compõe o comitê organizador. A secretaria também lança o livro Educação Profissional da Bahia: Geração, Gênero e Etnia, no dia 27 de maio, durante a Feira de Livros. Além disso, o professor Almerico Lima, superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, será mediador da conferência “Direitos Humanos e Cidadania: Desafios para a Educação Profissional e Tecnológica”, que contará com a participação dos conferencistas Moacir Gadotti (USP), Silvia Manfredi (Unicamp) e Salete Valesán (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais)

Fórum 

O evento faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações de todo o planeta. A terceira edição do FMEPT é uma organização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), entre outras instituições

Fonte: secomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 241 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 8
Convidados: 8
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa