Sexta-feira, 2024-04-19, 2:42 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Novembro » 30 » AGRICULTURA FAMILIAR É DESTAQUE NO ESPAÇO DA EBDA NA FENAGRO 2013
0:07 AM
AGRICULTURA FAMILIAR É DESTAQUE NO ESPAÇO DA EBDA NA FENAGRO 2013


Aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras são provenientes da agricultura familiar, segmento que, na Bahia, tem 665 mil famílias. Para apresentar essa extensão da zona rural na capital baiana, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), montará o Espaço do Agricultor Familiar, na Fenagro 2013, que acontece deste sábado (30) ao dia 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

Durante os nove dias de evento, os visitantes do estande da EBDA terão contato com as principais tecnologias de convivência com a seca, que amenizam as dificuldades do homem do campo no semiárido baiano. Serão dispostas as alternativas de alimentação animal, plantio diversificado de culturas, metodologias de irrigação, entre outras tecnologias.

"O ano de 2013 não foi fácil para o agricultor familiar, que enfrentou uma das maiores secas, das últimas décadas. Entretanto, existem alternativas que auxiliam na convivência com esses tempos difíceis. O papel da EBDA é levar tecnologia, assistência técnica e resultados de pesquisas para estas famílias”, afirmou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

Programação - O estande terá pela primeira vez uma área especial dedicada às crianças, que funcionará diariamente, a partir deste domingo (1), das 10 às 22h, contando com programação interativa, apresentação teatral, leitura de contos, brincadeiras e desenhos.

A Central de Laboratório da Agropecuária (CLA), pertencente à EBDA, vai expor mostras de pesquisas em diversas áreas.Estarão disponíveis estudos referentes à biologia molecular, doenças em plantas, mosca das frutas, além de classificação vegetal, que analisa alimentos como feijão, arroz, trigo, dentre outros, para emissão de laudos e certificação de produtos. 

Entre as diversas atividades da programação organizada pela empresa, destaque para o lançamento do livro ‘A Palma Forrageira no Estado da Bahia: diagnóstico, recomendações técnicas e uso na alimentação animal e humana’, de autoria dos técnicos da EBDA, Jorge de Almeida, Clovis Pereira Peixoto e Carlos Alberto da Silva Ledo.

Na obra, eles apresentam o resultado de uma pesquisa descritiva realizada em 130 municípios da região semiárida do estado, onde é comprovada a importância econômica do cultivo da palma, além de trazer recomendações técnicas para o cultivo, preparo do solo, colheita, utilização na alimentação animal, receitas culinárias que permitem inserir o cacto na alimentação humana.

 

Caravanas - A empresa também demonstrará, de forma interativa e dinâmica, as diversas fases de 12 cadeias produtivas do estado, entre elas, a mandioca, cana de açúcar, guaraná, algodão, mamona, sisal, dendê, ovinos e caprinos e borracha. A EBDA ainda promoverá caravanas de agricultores familiares dos municípios de Ribeira do Pombal, Esplanada, Barra, Teolândia, Itanagra, Ipirá, Arembepe e Mata de São João para participar da feira.

 

Category: NOTÍCIAS | Views: 359 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa