Quarta-feira, 2024-04-24, 4:58 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Julho » 4 » AGRICULTURA FAMILIAR E ARTESANATO DA REGIÃO NORTE GANHAM DESTAQUE NOS FESTEJOS DE SÃO PEDRO
4:56 PM
AGRICULTURA FAMILIAR E ARTESANATO DA REGIÃO NORTE GANHAM DESTAQUE NOS FESTEJOS DE SÃO PEDRO


A agricultora familiar Manoela de Oliveira trabalha com licuri e seus derivados. Ela e a agricultora Eliene Oliveira são responsáveis pela produção e venda dos produtos da Associação Comunitária Rural dos Moradores da Fazenda Caraíba, do município de Serrolândia, que contempla 10 famílias.
Entre os dias 28 e 30 de junho, as empreendedoras aproveitaram para alavancar as vendas de seus produtos, participando como expositoras do Armazém da Agricultura Familiar de Caém, que aconteceu paralelamente aos festejos de São Pedro do município. O evento atraiu mais de quatro mil de visitantes, que aproveitaram as festas para conhecer mais da agricultura familiar e do artesanato da região.


No espaço destinado à Associação, Manoela e Eliene apresentavam e vendiam os produtos Du Serrote: licuri torrado com rapadura e canela, licuri torrado com sal, cocadas de licuri, biscoitos, quebra queixo com frutas regionais, doce de mamão verde com licuri. O trabalho fez sucesso e foi um dos líderes de vendas no armazém. Manoela explica que para chegar à comercialização, os associados passaram por capacitações de manuseio, industrialização do licuri e de gestão, oferecidas pelo Sebrae e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). "Hoje estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Antes a gente vendia o fruto do licuri sem passar pelo processo de agregação de valores. Depois dos cursos aproveitamos até a casca”, contou.


Feliz com o resultado da exposição, Eliene destacou que, além de vender todos os produtos Du Serrote, elas aproveitaram e fizeram contatos. "Muitos donos de mercados passaram por aqui e mostraram interesse em adquirir nossos produtos”. Para ela, as capacitações foram fundamentais para o aprimoramento do trabalho. "Se hoje estamos aqui apresentando e comercializando nossos produtos é porque tivemos a oportunidade de nos capacitar”, disse.

Para o coordenador da Unidade Regional do Sebrae Jacobina, Geronilson Ferreira, eventos como o Armazém da Agricultura Familiar exercem um papel importante por oportunizar a visibilidade e divulgação de produtos de boa qualidade. "Com certeza o resultado se refletirá além dos negócios realizados no evento. Uma vez que, com a exposição, muitos produtos ganharão novos mercados”, afirmou.

Em visita ao município para participar das festas de São Pedro, a aposentada Valdeni Lúcia aproveitou para prestigiar e adquirir produtos do Armazém da Agricultura Familiar. "Fiquei encantada com o artesanato, mas o que mais me surpreendeu foi a quantidade de alimentos que se pode fazer com o licuri. Conheço o fruto desta palmeira desde a infância, no entanto, sabia somente que podíamos comer o coco do licuri ou fazer o leite para o preparo de comidas”, comentou.

Um dos estandes do evento que também obteve destaque foi o da EBDA, que apresentava bolsas, porta objetos, quadros, cestas e outras peças, todas feitas com o tronco da bananeira. A responsável pela apresentação deste artesanato foi a técnica da instituição Evanice Lopes, que trabalha com mulheres rurais dos municípios de Utinga, Canudos, Juazeiro e Saúde.

"Mobilizamos as mulheres rurais, agricultoras familiares, para se capacitarem e produzirem nas suas próprias regiões, onde este material é muito vasto”, explicou.

Para o secretário municipal de Planejamento, Jailson Cedraz, o evento superou as expectativas. "Esta é a primeira edição e fomos surpreendidos com o número de expositores, visitantes e volume de negócios. O resultado positivo nos motiva a dar continuidade ao projeto e melhorar ainda mais a estrutura física e condições aos expositores”, afirmou. Segundo Jailson, entre os produtos expostos, o setor de alimentos vendeu mai e terá destaque
especial no próximo ano.

O Armazém da Agricultura Familiar contou com expositores dos municípios de Caém, Jacobina, Campo Formoso, Saúde, Serrolândia, Utinga, Canudos e Juazeiro. Além dos agricultores familiares e artesãos, 10 associações apresentaram seus produtos. O evento foi realizado pela Prefeitura de Caém, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria de Planejamento, com o apoio do Sebrae e parceria da EBDA, Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caém e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Fonte: Tamara Leal

Category: NOTÍCIAS | Views: 1022 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa